Riscos Naturais
Esta página apresenta projetos desenvolvidos para reforçar a resiliência urbana, mitigar danos e promover a adaptação a fenómenos naturais, garantindo a segurança da população e a sustentabilidade do território
Projeto LisbonSlides
Avaliação de patologias no edificado, taludes naturais e muros de contenção sitos em áreas de suscetibilidade à ocorrência de movimentos de massa em vertentes
O Projeto LisbonSlides tem como objetivo a caraterização das áreas suscetíveis à ocorrência de movimentos de massa em vertentes.
No âmbito desse Projeto foi contratada uma campanha de vistorias para avaliação do parque edificado, muros e taludes naturais sitos em áreas instáveis constantes do PDM de 2012, com o objetivo de promover uma avaliação das patologias compatíveis com problemas a nível estrutural.
A informação final permitirá a identificação de situações que carecem de intervenção e outras que carecerão de implementação de campanhas de monitorização. Ambas as situações consubstanciam zonas de priorização de intervenção, atendendo ao facto de que os movimentos de vertentes são também efeitos colaterais decorrentes da ação sísmica – Programa ReSist.
Este Projeto está ainda interligado com o Projeto GeoSIG, na medida em que a informação geotécnica é utilizada no modelo de base física que sustenta a cartografia de suscetibilidade a movimentos de massa em vertentes, e com o Projeto AGEO, atendendo a que através da plataforma AGEO se pretende que o cidadão, através de uma foto, monitorize a evolução de algumas situações, por exemplo muros em mau estado de conservação.
Projeto ModSub 3D
Modelo Tridimensional da Ocupação em Subsolo
O Projeto ModSub 3D tem como objetivo a representação tridimensional de todos os objetos que compõem o espaço urbano, em subsolo, tais como caves, túneis e elementos de fundação.
Esta caraterização permite a avaliação do impacto das estruturas enterradas no regime hidrogeológico local, mas também conhecer o tipo de elementos de fundação e cotas a que se encontram.
Figura 1 – Esquema das principais ocupações em subsolo, em meio urbano –
Estacionamento, Rede de Mobilidade, Sistema de Saneamento
(Fonte: BGS, 2016)
BGS (British Geological Survey) (2016). Future of Cities – Development Underground.13 pp.