Skip to main content Skip to page footer

Programas e Iniciativas

Existem diversos programas e iniciativas na área da educação que visam melhorar a qualidade do ensino, promover a inclusão e garantir oportunidades educacionais para todos.

Programa de alimentação escolar destinado a promover a aquisição de hábitos alimentares saudáveis e diminuir os fatores de risco, favorecendo o crescimento, desenvolvimento e prevenção de doenças ao longo da vida.

O programa centra-se em atividades temáticas, workshops e ações de sensibilização, junto de Jardins de Infância, EB 1.º ciclo, EB 2.º/3.º ciclo e secundárias.

O Vegi é a mascote do Crescer Saudável. É um legume humanizado, muito divertido e saudável, que interage com as crianças nas diversas iniciativas do programa.

Acompanhe as atividades desenvolvidas na página de Facebook do programa.

Consulte o Programa Alimentação Escolar - Crescer Saudável
 

O DESCOLA é um projeto de intervenção estratégica do município de Lisboa para a promoção da educação cultural e ambiental nas escolas, através da Direção Municipal de Cultura, da EGEAC, da Direção Municipal do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia e da Lisboa E-Nova. Envolve equipamentos municipais culturais, entre museus, bibliotecas, arquivos, monumentos, galerias, cinemas, teatros, e equipamentos ligados à natureza como quintas, jardins e parques, na valorização da dimensão educativa do património cultural e natural da cidade, fazendo-o chegar a todos, e ao longo da vida, como fonte de inspiração e sentido de pertença.

As atividades propostas no Descola estão alinhadas com metodologias de aprendizagem não-formal, têm como referência as orientações das Competências Chave do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, filiam-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e promovem o património cultural e natural de Lisboa como campo de pesquisa, de participação, de questionamento e de criatividade.

Mais informação     

O desporto escolar estimula a atividade física e a formação desportiva como meios de promoção do sucesso dos alunos, de estilos de vida saudáveis, valores e princípios associados a uma cidadania ativa.

Conheça as atividades desenvolvidas nas escolas de Lisboa, apoiadas pela autarquia:

 Clubes de Mar FALTA LINK DESPORTO
 Programa de Apoio à Educação Fisíca Curricular FALTA LINK DESPORTO

Programas e cursos desenvolvidos para jovens e adultos com vista à sua capacitação no mercado de trabalho e no seu desenvolvimento pessoal.

Mais informação

É um programa de educação para as literacias que se foca na formação das crianças e jovens do ensino público de Lisboa, motivando-os para práticas de leitura e de aprendizagens multidisciplinares, respeitando os valores e a identidade da cidade de Lisboa.

Promovido pelo Departamento de Educação da Câmara Municipal de Lisboa e destinando-se a crianças do ensino pré-escolar, alunos dos 1.º, 2º e 3.º ciclos, do ensino básico e secundário e à comunidade educativa, o programa oferece várias atividades nas e para as escolas.

Mais informações: letrascoresesaberes@cm-lisboa.pt ou nas redes sociais:
Facebook
Instagram

 Conhecer a Oferta Educativa

É uma plataforma digital, que tem como objetivos transformar o acesso de jovens e adultos, de qualquer condição social, a oportunidades de aprendizagem relevantes para o seu sucesso pessoal e profissional, capacitando-os para o mercado de trabalho, para o seu desenvolvimento pessoal e para uma cidadania ativa.

Esta plataforma sistematiza oportunidades de aprendizagem para as pessoas desenvolverem os seus interesses ou objetivos de aprendizagem de uma forma flexível e aberta, gerando, de acordo com os critérios definidos pelos fornecedores de aprendizagem, microcertificados (open badges) para cada aprendizagem ou lista de aprendizagens.

Foi criada pela organização internacional Badgecraft e desenvolvida para Lisboa pela Câmara Municipal, no âmbito de um projeto internacional cofinanciado pela Comissão Europeia. 

Mais informação

O projeto Orquestra Geração destina-se a crianças em situação de maior vulnerabilidade educativa e social e a escolas onde o abandono escolar e os problemas de convivência multicultural são mais sensíveis. Em Lisboa, o projeto está presente em cinco núcleos escolares do ensino básico e secundário: 

  • Polo Francisco Arruda: Escola Básica Alexandre Herculano, EB2,3 Francisco Arruda e EB Alto de Santo Amaro
  • Polo de Benfica: Escola Básica (EB) Arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles, EB Pedro de Santarém, EB Jorge Barradas e Escola Secundária José Gomes Ferreira
  • Polo das Olaias: Escola Básica do Armador e EB2,3 das Olaias
  • Polo Gil Vicente: Escola Básica de Santa Clara e Escola Básica e Secundária Gil Vicente
  • Polo Pintor Almada Negreiros: Jardim de Infância Alta de Lisboa, EB Alta de Lisboa e EB Pintor Almada Negreiros

No ano letivo 2022/2023, este projeto abrange um universo total de 289 alunos, que corresponde a um aumento significativo relativamente ao ano transato que rondou os 187 alunos a cumprir o programa orquestral.

Em 2018 teve início a “Orquestra dos Afetos”, na escola básica da Alta de Lisboa, onde se verificam graves disfunções sócio urbanísticas, especialmente vocacionada para crianças dos 4 aos 6 anos e é frequentada no presente ano letivo por 75 crianças, com aulas de expressão musical.

A formação da Orquestra Jovem Municipal Geração Lisboa, varia entre os 55 e os 65 alunos, provenientes de todos os diferentes polos da Orquestra de Lisboa.

Destinado aos alunos de todos os níveis de ensino (desde o pré-escolar ao secundário), da rede pública da cidade de Lisboa, promove: a educação não formal, com uma oferta educativa alargada e diversificada, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e informados. Assente em quatro áreas  – educação científica e ambiental, educação desportiva, educação cultural e a educação cívica – o programa visa aprofundar os conhecimentos dos alunos, através de visitas/atividades, realizadas pelos parceiros da Rede do Programa.
Os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, em cada visita/atividade, apresentam o seu Passaporte Escolar, que é carimbado com a indicação da data e local visitado, ficando os mesmos com o registo do seu percurso, ao concluir o ciclo letivo do ensino Pré-Escolar e 1.º CEB.

O transporte das crianças, alunos e professores é assegurado, mediante disponibilidade, pela Câmara Municipal de Lisboa.

Saiba como fazer- Consulte a lista de pedidos da área "Educação"

Guias da Oferta Educativa 2023/2024 do Passaporte Escolar
Pré-Escolar
1.º ciclo
2.º ciclo
3.º ciclo
Secundário

Listagem de parceiros da Rede do Programa Passaporte Escolar (ano letivo 2023/2024)
 

O Programa da Mobilidade Escolar integra um conjunto de instrumentos que promovem e sensibilizam a comunidade escolar para a necessidade de adotar padrões de mobilidade mais ativos e sustentáveis, como andar a pé, de bicicleta ou de transportes públicos.

Conheça as todos os projetos e iniciativas desenvolvidas nas escolas do município de Lisboa. 

O programa teve início no ano letivo 2022/2023 e tem como objetivo transformar as salas de aula em academias de participação, tornando a educação para a cidadania mais simples para os professores e divertida para os alunos.

Conta com diversas iniciativas como a realização de Assembleias nas Escolas, com a presença dos decisores políticos, votação digital de propostas políticas, sugestões para melhoria da comunidade e sinalização de melhorias a fazer no espaço público, que se traduz no aumento da participação, da cidadania ativa e do bem-estar das comunidades.

O programa está implementado em várias zonas do país. Em Lisboa, encontra-se a decorrer nos agrupamentos de Escolas Passos Manuel, Patrício Prazeres e Pintor Almada Negreiros, com financiamento do prémio "Lidl Mais Ajuda".

O kit «MISSÃO H2O LISBOA» foi criado com o objetivo de dar a conhecer a obra do Plano Geral de Drenagem às crianças do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.

Mais informação e download dos materiais 

O projeto SEED é um desafio proposto aos alunos, aos professores e aos parceiros do ecossistema empreendedor de Lisboa, com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências empreendedoras nas faixas etárias mais jovens (9.º ao 12.º ano), criando oportunidades para que estes alunos possam aprender a trabalhar em equipa, estimulando a sua criatividade e autonomia, valorizando as suas competências e ajudando a transformar as suas ideias em valor para a comunidade, promovendo assim uma ligação entre a escola e o mundo do trabalho, com especial enfoque nas áreas tecnológicas e criativas.

Mais informação

O projeto “Study in Lisbon” resulta de uma parceria entre todas as entidades de Lisboa que se interessam pela promoção, divulgação e consolidação do potencial intelectual e científico da cidade. 

Este projeto tem por objetivo unir o maior número possível de entidades para que, através de iniciativas conjuntas, divulguem e promovam internacionalmente o potencial científico e académico e as instituições da cidade, contribuindo, deste modo, para a atração de talentos, estudantes e investigadores nacionais e estrangeiros, para Lisboa.

Para centralizar toda a informação disponível, o projeto conta com uma plataforma agregadora de conteúdos, parceiros e iniciativas, que tem como objetivo dar a conhecer a cidade enquanto hub global nos domínios do conhecimento e da inovação.

Site do projeto

Programa Escola de Futuro

Programa de aumento e requalificação da rede escolar pública do Município de Lisboa: jardins de infância, escolas básicas do 1.º ciclo, escolas básicas 2º e 3º ciclos e escolas secundárias e artísticas, com exceção das escolas sob gestão da Construção Pública, E.P.E. (antiga Parque Escolar, EPE).

Intervenções concluídas

EscolaFreguesiaInvestimento
EB Telheiras n.º 1, Beneficiação GeralLumiar (janeiro 2022)3.323.171,83€
B Actor Vale, Beneficiação Geral, obra a cargo da SRU, obra a cargo da SRUPenha de França (março 2022)3.420.620,56€
EB Jorge Barradas, Beneficiação Geral com construção de ginásio e salas de jardim-de-infância, obra a cargo da SRUBenfica (junho 2022)6.110.531,82€
EB Teixeira de Pascoaes, Beneficiação Geral e Arranjos Exteriores, obra a cargo da SRUAlvalade (agosto 2022)4.453.526,99€
Jardim-de-infância nº 1 Benfica, Beneficiação Geral, obra a cargo da SRUBenfica (setembro 2022)2.320.581,72€
EB Alice Vieira, Beneficiação Geral e construção de ginásio, obra a cargo da SRUOlivais4.384.509,34€
Escola Básica Manuel Teixeira Gomes, Beneficiação Geral, obra a cargo da SRUMarvila (julho 2023)4.575.219,87€
Escola Básica de Santo Amaro, Beneficiação Geral, obra a cargo da SRUAlcântara (agosto 2023)4.573.495,65€
Escola Básica Arq.º Gonçalo Ribeiro Telles, construção nova e ampliação, obra a cargo da SRUBenfica (agosto 2023)11.005.321,13€
Escola Básica Santo Condestável (2.ª fase), obra a cargo da SRUCampo de Ourique (agosto 2023)1.186.150,39€

Obras em curso

EscolaFreguesiaInvestimento
EB Infante D. Henrique, Beneficiação Geral, obra a cargo da SRUParque das Nações4.687.213,54€
(conclusão prevista: agosto 2024)
EB Santo António, Beneficiação Geral e construção de ginásio, obra a cargo da SRUAlvalade7.802.411,46€
(conclusão prevista: janeiro 2025)
EB Eurico Gonçalves e J.I. da Ameixoeira, Beneficiação Geral, obra a cargo da SRUSanta Clara6.410.456,29€
(conclusão prevista: dezembro 2024)
JI António José de Almeida, Reabilitação e Adaptação do Jardim de Infância do Arco do Cego, obra a cargo da SRUAreeiro2.833.900,00€
(conclusão prevista: dezembro 2024)
EB nº 72 de Lisboa, Beneficiação Geral, obra a cargo da SRUEstrela6.217.914,00€
(previsão para a conclusão: fevereiro 2025)
EB Rainha Santa Isabel (Campo de Ourique), beneficiação geral, obra a cargo da SRUCampo de Ourique7.263.500,00€
(previsão para a conclusão: fevereiro 2025)
EB Santa Maria dos OlivaisOlivais2.449.263,33€

Intervenções previstas

Escola FreguesiaInvestimento
EB Arco-Íris (3ª fase da obra; concurso em fase de conclusão)Olivais734.651,18€
EB e JI do Parque das Nações Norte, Construção NovaParque das Nações6.889.972,81€
EB Parque das Nações Sul, Construção do Pavilhão DesportivoParque das Nações3.310.924,14 € (aguarda celebração de Protocolo entre a Construções Públicas, EPE e o Município de Lisboa)

Projetos com programa preliminar (PP) concluído e em fase de desenvolvimento de projeto e execução

EscolaFreguesia
EB Rosa Lobato Faria, Beneficiação Geral e Arranjos ExterioresSão Vicente
EB Maria da Luz de Deus Ramos - Beneficiação Geral e Arranjos ExterioresSanta Clara
EB João dos Santos - Beneficiação Parcial e Arranjos ExterioresMarvila
EB Condado, Beneficiação Geral e Arranjos ExterioresMarvila
EB Fernanda de Castro, Beneficiação Geral e Arranjos ExterioresEstrela
EB Castelo, Beneficiação Geral e Arranjos ExterioresSanta Maria Maior
EB São José, Beneficiação Geral e Arranjos ExterioresSanto António
EB Natália Correia, Beneficiação Geral/ AmpliaçãoSão Vicente
EB n.º 195, Beneficiação Geral e Arranjos ExterioresMarvila
EB Prof.º Oliveira Marques, Beneficiação Geral e Arranjos ExterioresPenha de França
EB Adriano Correia de Oliveira, Beneficiação Geral e Arranjos ExterioresOlivais
EB Prof.º José Salvado Sampaio, Beneficiação Geral e Arranjos ExterioresBenfica
EB O Leão de Arroios, Beneficiação Geral e Arranjos ExterioresArroios
EB Bairro Madre de Deus, Beneficiação Geral e Arranjos ExterioresBeato
EB Prof Manuel Sérgio, Beneficiação Geral e Arranjos ExterioresAjuda
EB Padre Abel Varzim, Beneficiação GeralMisericórdia

 

Projetos com programa preliminar (PP) concluído e em fase de validação pela comunidade escolar

EscolaFreguesia
EB Padre José Manuel Rocha e Melo, Beneficiação Geral e Arranjos ExterioresLumiar
ES Luís António Verney, Requalificação/ModernizaçãoBeato
EB23 Luís de Camões, Requalificação/Modernização (P1)Areeiro
ES Lumiar, Requalificação/Modernização (P1)Lumiar
EB Manuel da Maia, Requalificação/Modernização (P2)Campo de Ourique