Estratégia
Estratégia de Gestão de Resíduos 2030
Impulsionando um Futuro Sustentável
A Estratégia de Gestão de Resíduos 2030 é um passo essencial para promover a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento económico alinhado com os princípios da economia circular.
Tem como objetivos: reduzir, reutilizar e reciclar resíduos, promovendo práticas alinhadas aos princípios da economia circular e da sustentabilidade ambiental.
Para garantir o sucesso desta estratégia, é fundamental envolver todos os agentes do setor, empresas e a comunidade num processo colaborativo e transparente.
Áreas estratégicas
- Intensificar a fiscalização e o monitoramento contínuos;
- Reforçar as equipas de recolha com a contratação de novos profissionais;
- Criar equipas de intervenção rápida para atender zonas críticas e períodos de maior pressão;
- Modernizar a frota de veículos com a aquisição de viaturas tipo satélite e de grande capacidade;
- Instalar papeleiras e ecopontos inteligentes mais eficientes e sustentáveis;
- Otimizar a lavagem e higienização de contentores;
- Ampliar o sistema de recolha de carga bilateral;
- Implementar o projeto “Viaturas Satélite”.
- Intensificar as ações de sensibilização dirigidas ao canal da hotelaria, restauração e cafetaria (HORECA), com especial enfoque na gestão correta dos resíduos e no combate ao desperdício alimentar;
- Ampliar a rede de centros de receção e reutilização de resíduos, repair-cafés para recuperação de pequenos equipamentos elétricos e eletrónicos e Centros de Bairro de reparação e reutilização, em parceria com Juntas de Freguesia e Associações;
- Desenvolver parcerias e criar circuitos para aumentar a recolha e reutilização de têxteis e seu reencaminhamento para reutilização e reciclagem.
- Alargar a recolha porta-a-porta e a recolha de proximidade em contentores, ecopontos e ecoilhas;
- Aquisição de Ecocentros Móveis de grande dimensão para as 24 Freguesias;
- Expandir a recolha de bioresíduos a toda a cidade através da instalação de contentores de recolha seletiva em todas as freguesias;
- Expandir a compostagem doméstica e comunitária;
- Otimizar a recolha e valorização dos resíduos verdes em jardins e áreas verdes;
- Instalar ecocentros móveis por forma alargar a rede recolha de óleos usados, de resíduos perigosos, de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE), bem como de pilhas e acumuladores;
- Implementar um projeto-piloto do sistema SAYT (Save as You Throw) no sistema de recolha porta-a-porta de modo a potenciara recolha seletiva.
Qualidade de Serviço (Reporte ERSAR)
-
Ano 2023 (pdf) 64 KB
-
Ano 2022 (pdf) 63 KB
-
Ano 2021 (pdf) 59 KB
-
Ano 2020 (pdf) 72 KB
Qualidade do Serviço Prestado ao Utilizador Final
O Regulamento n.º 446/2024, de 19 de abril (RQS), tem por objeto definir os níveis mínimos de qualidade para os aspetos diretamente relacionados com o serviço de gestão de resíduos urbanos, prestados aos utilizadores finais e por eles sentidos de forma direta.
Este regulamento estabelece os níveis mínimos de qualidade do serviço prestado pelas entidades gestoras dos serviços de abastecimento de água, saneamento de águas residuais e gestão de resíduos urbanos, prevendo, em determinadas situações, compensações a atribuir ao utilizador lesado. Esta abordagem representa um benefício claro para o setor, bem como para todos os intervenientes na prestação destes serviços públicos essenciais.
Relatórios relativos ao ano de 2024
Saneamento de Águas Residuais 2024
Resíduos Urbanos 2024
Também pode interessar
Instrumento do plano orçamental
Grandes Opções do Plano