Proteção Animal
A proteção de animais é uma causa nobre e essencial para garantir o bem-estar de todas as criaturas que compartilham o nosso planeta.
A Lei 8/2017 estabelece o estatuto jurídico dos animais, reconhecendo a sua natureza de seres vivos dotados de sensibilidade.
Assistência e recuperação
Promover a reabilitação com vista à reintegração no meio natural
No geral adaptada à vida em meio urbano, a fauna selvagem enfrenta aqui riscos acrescidos que podem levar à necessidade de intervenção e encaminhamento para um centro de recuperação de fauna silvestre.
Os animais silvestres debilitados, doentes, feridos ou provenientes de cativeiro ilegal são recebidos no Centro de Recuperação de Animais Silvestres, onde é promovida a sua reabilitação com vista à reintegração no meio natural.
Uma equipa multidisciplinar especializada recebe os animais debilitados, doentes, feridos ou provenientes de cativeiro ilegal e promove a sua reabilitação com vista à reintegração no meio natural. Dada a natureza selvagem destes animais, as técnicas de reabilitação e os requisitos de alojamento e alimentação são bastante distintos dos animais domésticos.
Após avaliação clínica, o animal é acomodado numa unidade de cuidados intensivos (box de tamanho adequado, que permite o constrangimento de alguns movimentos por forma a que não haja agravamento do quadro clínico), enquadrada num ambiente climatizado, enriquecido e acima de tudo tranquilo.
É instituído um plano terapêutico e um plano nutricional adequado à espécie e após a alta clínica, os animais são transferidos para parques exteriores, onde é promovida a recuperação da condição física, a reabilitação comportamental e das aptidões essenciais à sobrevivência em cada espécie, como por exemplo: o voo e a caça em aves de rapina, enrolar-se em bola face ao perigo no caso dos ouriços ou trepar e saltar no caso dos esquilos.
Após uma avaliação global criteriosa o processo culmina com a libertação do animal no habitat natural. Os animais são libertados na região de origem sempre que viável, em habitat favorável para maximizar as hipóteses de sobrevivência e a sua reintegração em pleno na natureza, retomando o seu papel no ecossistema.
Devido à necessidade de garantir o silêncio e isolamento, componentes indispensáveis do processo de recuperação, não são permitidas visitas.
A equipa presta informações e atualizações sobre o estado dos animais através de correio eletrónico, sempre que solicitado.
Casa do Animais de Lisboa
Centro de recolha oficial de animais errantes na cidade
A Casa dos Animais de Lisboa promove a sua captura e tratamento, a redução do abandono e a adoção responsável.
O município, através deste serviço, promove a adoção responsável, sempre que possível em articulação com associações de proteção de animais.