Uma Cidade que Investe em Educação

Educação como motor.

Lisboa é uma cidade cosmopolita, inclusiva e integrada. A educação é um pilar fundamental do desenvolvimento humano e determinante da mobilidade social e futuro das famílias lisboetas. 

Uma cidade sem educação torna-se mais frágil, mais disposta a que novas narrativas, muitas vezes extremadas, formem as futuras gerações. 

É por isso fundamental uma aposta na comunidade educativa de proximidade, contando com o contributo da sociedade civil e Juntas de Freguesia. O abandono escolar e precoce é uma realidade preocupante em Lisboa e em Portugal, especialmente de crianças em risco de exclusão económica e social. A aposta na interseção da educação e cultura é fundamental, traduzindo-se em ações que levam a comunidade escolar a conhecer as atividades culturais e o património de Lisboa, assim como a ligação da educação ao desporto nas aprendizagens curriculares e na área da deficiência e desporto adaptado. 

É também importante que as cidades invistam numa educação flexível, adaptada ao mundo globalizado, em que a identidade digital faz parte de um sistema pedagógico mais amplo.

Carta Educativa

A carta educativa é um documento que descreve as políticas, objetivos e diretrizes de uma instituição educacional.

A Carta Educativa é obrigatória desde 2003. É uma competência da câmara municipal, sujeita à aprovação da assembleia municipal respetiva. Está integrada no Plano Diretor Municipal e tem como objetivos:

  • adequar a rede de oferta à procura;
  • gerir racionalmente os recursos educativos;
  • fomentar o funcionamento das escolas em agrupamentos;
  • analisar com objetivos de ordenamento progressivo (prospetiva);
  • garantir a coerência entre a política educativa e a política urbana do município.(Artigo 11º).

Concluída em março de 2008, está atualmente em revisão, dependente de: recente aprovação do PDM; publicação dos dados dos Censos; processos de agregação de agrupamentos promovido pelo Ministério da Educação.


Planta Rede Escolar Pública 2024/2025

Planta Áreas de Influência Ensino Secundário Rede Pública 2024/2025