Estratégia

Uma Cidade que Investe em Educação

Educação como motor

Lisboa é uma cidade cosmopolita, inclusiva e integrada. A educação é um pilar fundamental do desenvolvimento humano e determinante da mobilidade social e futuro das famílias lisboetas. 

Uma cidade sem educação torna-se mais frágil, mais disposta a que novas narrativas, muitas vezes extremadas, formem as futuras gerações. 

É por isso fundamental uma aposta na comunidade educativa de proximidade, contando com o contributo da sociedade civil e Juntas de Freguesia. O abandono escolar e precoce é uma realidade preocupante em Lisboa e em Portugal, especialmente de crianças em risco de exclusão económica e social. A aposta na interseção da educação e cultura é fundamental, traduzindo-se em ações que levam a comunidade escolar a conhecer as atividades culturais e o património de Lisboa, assim como a ligação da educação ao desporto nas aprendizagens curriculares e na área da deficiência e desporto adaptado. 

É também importante que as cidades invistam numa educação flexível, adaptada ao mundo globalizado, em que a identidade digital faz parte de um sistema pedagógico mais amplo.

Carta Educativa

A Carta Educativa é um documento que descreve as políticas, objetivos e diretrizes do Município em matéria de educação.

A Carta Educativa é obrigatória desde 2003. A sua elaboração é uma competência da Câmara Municipal, sujeita à aprovação da Assembleia Municipal respetiva e está integrada no Plano Diretor Municipal.

A Carta Educativa em vigor foi concluída em março de 2008, encontrando-se atualmente em processo de revisão. A revisão deste documento resultou de um trabalho de articulação entre o Departamento de Educação e o Departamento de Planeamento Urbano da autarquia.

Foram seis os objetivos que estiveram na base da atual revisão da Carta Educativa:

  1. Reordenamento da Rede Escolar

  2. Desenvolvimento de Estabelecimentos de Ensino de Excelência 

  3. Promoção do Sucesso Escolar

  4. Incentivo ao Ensino Artístico Especializado e ao Ensino Profissional

  5. Gestão Eficiente e Transparente

  6. Expansão da Rede Pública com Metas de Cobertura


A Proposta de Revisão da Carta Educativa foi aprovada, por maioria, na Segunda Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Educação de Lisboa (CMEL), do ano letivo 2024/2025, no dia 3 de julho de 2025, e em Reunião de Câmara, de 10 de setembro de 2025, para envio à Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), para pronúncia do Ministério da Educação (Deliberação n.º 571/CM/2025).

Encontram-se em curso os procedimentos legais que visam, em sequência, a aprovação pelas entidades competentes. 

Planta Áreas de Influência Ensino Básico Rede Pública 2025/2026

Planta Áreas de Influência Ensino Secundário Rede Pública 2025/2026

Instrumento do plano orçamental

Grandes Opções do Plano