Qualidade Ambiental
Alterações Climáticas
Lisboa compromete-se a promover um conjunto integrado de opções de adaptação para responder aos desafios do clima presente e futuro.
A partir da identificação das atuais vulnerabilidades e riscos climáticos, e da sua projeção até ao final do século, Lisboa compromete-se a promover um conjunto integrado de opções de adaptação para responder aos desafios do clima presente e futuro – ondas de calor, tempo frio, precipitação intensa e inundações – começando desde já a agir relativamente aos diferentes impactos climáticos que nos afetam.
Os compromissos da Câmara Municipal de Lisboa para a mitigação e adaptação climática encontram-se refletidos nos seguintes documentos:
100 Cidades com Impacto Neutro no Clima e Inteligentes até 2030
Lisboa, juntamente com Guimarães e Porto, faz parte da lista das 100 cidades que foram selecionadas pela Comissão Europeia, entre mais de 370 candidatas, para participar na Missão da UE “Cidades com Impacto Neutro no Clima e Inteligentes até 2030”.
Atendendo ao apelo da Comissão Europeia, que considera as cidades como centros ideais para a experimentação e inovação na ação climática, Lisboa foi escolhida em 2022 para fazer parte das 100 cidades da União Europeia integradas na iniciativa "Missão Cidades Inteligentes e Climaticamente Neutras em 2030". Esta classificação sublinha o compromisso de Lisboa em alcançar a neutralidade climática até 2030.
Assim, Lisboa reforça o objetivo de priorizar a resiliência climática na sua estratégia municipal, em colaboração com outros níveis de governação e setores de atividade, através do seu Contrato Climático da Cidade de Lisboa (Climate City Contract). Este grande desafio envolve a Câmara Municipal, os cidadãos e seus representantes, as empresas, centros de investigação, comunicação social e a comunidade em geral, para ir além no desenvolvimento, execução e monitorização do plano que pavimenta o caminho para a neutralidade climática até 2030.
A visão de Lisboa para esta transição climática foca-se nas seguintes metas:
- Reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) em 80% relativamente a 2002, alcançando a neutralidade climática até 2030;
- Preparar a cidade para eventos climáticos extremos, fortalecendo a sua resiliência e capacidade de resposta;
- Assegurar uma transição justa e inclusiva, reduzindo desigualdades e combatendo a pobreza energética;
- Valorizar a participação na "Missão 100 cidades com impacto neutro no clima até 2030" como uma estratégia para atrair novos investimentos e talentos.
Contrato Climático 2030
Desde março de 2024, Lisboa dispõe do seu Contrato Climático 2030, galardoado pela Comunidade Europeia, que a coloca entre as 23 cidades mentoras desta iniciativa.
Guia para Eventos Sustentáveis e Climaticamente Neutros
Instrumento técnico e estratégico destinado a promotores de eventos, entidades parceiras e serviços municipais, o guia visa apoiar a adoção de práticas mais sustentáveis na organização de eventos realizados em espaço público, contribuindo para os objetivos definidos no Contrato Climático da Cidade de Lisboa 2030.
Este documento aborda de forma integrada dimensões como a energia, mobilidade, resíduos, alimentação, inclusão, acessibilidade e governança, propondo níveis de compromisso, boas práticas e indicadores de acompanhamento. A sua publicação representa a primeira fase de um processo mais alargado que prevê a criação de um Selo Municipal para Eventos Sustentáveis e Climaticamente Neutros, reforçando o papel da cidade na promoção de um modelo de desenvolvimento mais justo, resiliente e ambientalmente responsável.
Aceda aqui ao download do Guia ou consulte, na área Publicações, este e outros materiais dedicados ao tema do Ambiente.
Dados da monitorização
A monitorização dos parâmetros ambientais pode ser acompanhada, em tempo real, na plataforma de dados abertos da CML (associado ao tema CLIMA)
Relatórios de Rede de Monitorização ambiental da Cidade de Lisboa
Dados meteorológicos do 1.º trimestre, 2.º trimestre e 3.º trimestre de 2025.