Proteção Civil
Prevenção
A Proteção Civil de Lisboa tem vindo a desenvolver programas que procuram estimular a participação da população em ações de prevenção, apoio e resposta à emergência.
Conheça as áreas que assumem destaque na Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva 2030 Resolução do Conselho de Ministros n.º 112/2021, de 11 de agosto.
A resiliência das comunidades a acidentes graves ou catástrofes implicam o envolvimento de todos em torno da realização de campanhas de informação pública, ações de sensibilização ou simulacros para treino e teste de planos de emergência dos respetivos locais de trabalho, ensino ou lazer.
Sensibilização para a proteção civil e segurança.
Esta atividade, criada em 1992, constitui a primeira intervenção sistematizada para crianças entre os cinco e os dez anos e procura abarcar os diversos aspetos relacionados com a segurança infantil.
Num espaço conhecido como “Casa do Tinoni”, as crianças são convidadas a identificar os riscos que correm no seu dia-a-dia e as regras mais ajustadas a cada situação. No decorrer da atividade são abordados temas como os sismos e as medidas de autoproteção, a segurança na rua e em espaços públicos, a segurança em casa e a prevenção de incêndios.
Este programa, que anualmente abrange milhares de crianças da cidade de Lisboa e dos concelhos limítrofes, continua a ser uma referência incontornável na formação de cidadãos cada vez mais exigentes e informados, mas também mais responsáveis e comprometidos com os princípios da solidariedade e da interajuda.
Marcação de visitas e informações:
218 173 100 | tinoni@cm-lisboa.pt
A Proteção Civil de Lisboa promove ações de sensibilização dirigidas a todos os públicos sobre os riscos da cidade e os comportamentos de autoproteção a adotar.
Estas ações abrangem temas como:
- Estrutura e domínios de atuação da proteção civil
- Risco sísmico: comportamentos de prevenção e proteção
- O fogo e o risco de incêndio: medidas de prevenção e proteção
- Prevenção de acidentes domésticos
- Segurança em edifícios - como atuar
- Perigo de tsunami – medidas de autoproteção
- Kit de emergência
Para obter informações ou solicitar a realização de ações de sensibilização, contacte através do e-mail smpc@cm-lisboa.pt
Recursos Educativos:
Formação e apoio técnico
Dando continuidade ao trabalho iniciado em 1995, a Proteção Civil de Lisboa promove cursos de formação e presta apoio técnico para implementação de planos de segurança internos, incluindo a realização de exercícios e simulacros.
Dirigido a educadores, professores e auxiliares de ação educativa de estabelecimentos de ensino de Lisboa, o curso "Plano de Segurança Interno para Estabelecimentos de Ensino" tem os seguintes objetivos:
- Transmitir os conhecimentos necessários à elaboração de medidas preventivas e implementação de planos de segurança internos
- Capacitar para o desempenho de missões no âmbito da organização interna de segurança
- Sensibilizar para a importância da vigilância e da manutenção das condições de segurança dos estabelecimentos escolares e para a adoção de comportamentos adequados face a situações de emergência
Formação e avaliação de procedimentos
A Proteção Civil de Lisboa participa em exercícios e simulacros para avaliação de planos de emergência internos de edifícios públicos e privados. Em colaboração com o Departamento de Desenvolvimento e Formação realiza cursos e ações de formação para funcionários que integram equipas de segurança de edifícios municipais.
No âmbito do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, os Programas Municipais de Execução (PME) desempenham um papel fundamental, adaptando, à escala municipal, os Programas Sub-Regionais de Ação (PSA) e identificando os projetos prioritários a serem implementados.
O PME de Lisboa define, assim, de forma detalhada as iniciativas a executar no município, garantindo a coerência com os objetivos e metas propostas nos níveis superiores de gestão e planeamento. A elaboração deste programa, que tem uma vigência anual, foi conduzida pelo município, em estreita articulação com a Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais de Lisboa, órgão responsável pela sua aprovação e operacionalização.