Proteção Civil
Planeamento
O planeamento de emergência visa garantir uma resposta célere e concertada perante a ocorrência ou iminência de acidentes graves ou catástrofes.
Neste campo assumem especial importância os instrumentos de coordenação e de gestão da resposta operacional. A realização regular de exercícios e simulacros asseguram a adequação destes instrumentos aos cenários de risco e permitem rotinar procedimentos e corrigir desconformidades.
Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil
O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Lisboa (PMEPCL) é um documento de carácter geral que descreve a atuação do Sistema Municipal de Proteção Civil face à iminência ou ocorrência de um acidente grave ou catástrofe que afete o município de Lisboa.
Em termos gerais, constituem objetivos deste Plano:
- Providenciar as condições e os meios indispensáveis à minimização dos efeitos resultantes de um acidente grave ou catástrofe, bem como ao restabelecimento das condições mínimas de normalidade
- Definir as estruturas de direção, coordenação e comando, assim como o modo de atuação das entidades envolvidas nas operações
- Promover a informação das populações tendo em vista a sua preparação para uma resposta à emergência
O acionamento do Plano é determinado pela Comissão Municipal de Proteção Civil, órgão igualmente responsável por assegurar a articulação entre todas as entidades, organismos e agentes e garantir os meios e recursos adequados à gestão da emergência.
Pontos de encontro em caso de emergência
locais seguros destinados à concentração da população
Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios
O Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) é um documento que contém o planeamento a 10 anos das ações a desenvolver ao nível da prevenção e resposta a eventuais situações de incêndio em áreas classificadas em regime florestal.
Consulte o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, na sua componente não reservada:
Planos de Coordenação de Eventos
A participação da Proteção Civil na área da segurança de grandes eventos visa proporcionar a articulação entre os dispositivos internos e externos de segurança, bem como garantir a coordenação das operações de proteção civil na iminência ou ocorrência de um acidente que ultrapasse a capacidade de resposta ou as competências da estrutura de segurança do evento.