Liberdade Responsável

A liberdade de movimentos que as trotinetas e as bicicletas nos garantem não tem comparação. Mas tanta liberdade vem com alguma responsabilidade. Para que a sua viagem, e a viagem dos outros, seja uma boa viagem, tome a liberdade de seguir estas regras de bom senso.


Regras ou boas práticas

Mantém a bicicleta ou trotineta fora dos passeios

Os passeios são espaços reservados aos peões. Circular com bicicleta ou trotineta na via correta garante mais segurança para todos e ajuda a manter a cidade mais organizada.

Anda sempre sozinho, dar boleia é para os automóveis

As trotinetas e bicicletas são veículos de uso individual. Levar outra pessoa compromete o equilíbrio, aumenta o risco de acidentes e põe em perigo ambos os utilizadores.

Para nos sinais vermelhos

Os semáforos existem para organizar o trânsito e proteger vidas. Respeitar o sinal vermelho é respeitar a sua segurança e a de todos os que circulam na cidade.

Deixa as passadeiras dos peões para os peões

As passadeiras foram feitas para quem anda a pé. Ao atravessar, desmonta e guia a bicicleta ou a trotineta com a mão, garantindo uma convivência segura com os peões.

Utiliza o telemóvel só no final da viagem

Conduzir distraído pode ter consequências graves. Guarda as mensagens e chamadas para depois: a tua atenção deve estar sempre no caminho e no trânsito.

Sempre que possível, anda de capacete

O capacete é a tua melhor proteção em caso de queda ou colisão. Um gesto simples que pode salvar vidas e evitar ferimentos graves.

Estaciona a bicicleta e a trotineta nos locais próprios

Um estacionamento correto evita que trotinetas e bicicletas se tornem obstáculos. Respeitar os espaços definidos garante mobilidade segura e acessível para todos.

Acrescenta responsabilidade à tua liberdade e continua viagem.

 

Está na tua mão.