Estrutura Ecológica
Percursos de valorização ambiental
Os Climate Walks Coolnoons têm como objetivo "arrefecer a cidade", promovendo a regulação microclimática e a melhoria do conforto térmico para residentes e visitantes, enquanto incentivam práticas de turismo sustentáveis
A criação dos percursos Climate Walks em Lisboa surge no âmbito do projeto europeu Coolnoons que reúne Lisboa e outras cinco cidades do Mediterrâneo no desenvolvimento e teste de soluções inovadoras, baseadas na natureza, para enfrentar os desafios do aquecimento global.
Em Lisboa, estes percursos pretendem valorizar zonas da cidade com menor pressão turística, fora do centro histórico, proporcionando novas experiências aos visitantes e gerando benefícios económicos, sociais e ambientais para as comunidades locais.
Com este projeto, Lisboa reafirma o seu compromisso em melhorar a qualidade de vida dos seus residentes e visitantes, promovendo novos comportamentos para um futuro mais saudável, resiliente, sustentável, partilhado e inclusivo.
Foram selecionados dois casos de estudo na cidade:

Corredor Verde de Monsanto
Um percurso natural que liga o centro de Lisboa ao maior parque urbano da cidade, com refúgios verdes e vistas panorâmicas sobre Lisboa e o Tejo.

Bairro Verde em Alvalade
Um percurso urbano por um bairro em transformação, com comércio tradicional, áreas verdes e ruas sombreadas, refletindo a expansão de Lisboa nos anos 1940.