Carlos Manuel Guilherme Lage Teixeira
Vereador
Partido Livre
Praça do Município, Paços do Concelho, 1149-014 Lisboa
(+351) 218171588
Carlos M. G. L. Teixeira é Doutorado em Ciências da Terra e da Vida, pela Vrije Universiteit (VU) Amsterdam, e em Engenharia do Ambiente, pelo Instituto Superior Técnico (IST), da Universidade de Lisboa (UL). Adicionalmente, é Licenciado em Biologia Aplicada aos Recursos Animais (variante de recursos terrestres) e Mestre em Biologia da Conservação, pela UL.
Profissionalmente, desempenha funções na Divisão de Planeamento, Avaliação e Educação, da Unidade de Planeamento e Desenvolvimento Regional, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, I.P.
Anteriormente, desenvolveu trabalho de investigação científica nas áreas da modelação do metabolismo, da genética molecular e do comportamento animal, sempre numa perspectiva visando a conservação da diversidade biológica. No contexto de projetos internacionais e de consultoria ambiental, desenvolveu também trabalho na conciliação entre a produção alimentar e a biodiversidade.
Foi membro do conselho científico do MARETEC – Centro de Ciência e Tecnologia do Ambiente e do Mar, do IST, membro da Direção do European Environmental Bureau (EEB) e Vice-Presidente da Liga para a Proteção da Natureza (LPN), tendo representado a sociedade civil em diversas comissões públicas, desde 2005. Atualmente, é Co-Presidente do Instituto José Tengarrinha – Associação Cívica.
É membro fundador do partido LIVRE, tendo sido eleito para três mandatos no Grupo de Contacto, entre 2015 e 2022. Atualmente, cumpre um segundo mandato como membro da Assembleia do partido, órgão que integra desde 2022. Foi membro do Grupo de Coordenação Local (GCL) do Núcleo Territorial (NT) do Distrito de Lisboa, entre 2022 e 2024, tendo sido eleito para o GCL do NT Municipal de Lisboa, em 2024.
Exerceu funções como Deputado Municipal, em substituição, na Assembleia Municipal de Lisboa, entre 2017 e 2021, bem como Vereador, em substituição, na Câmara Municipal de Lisboa, entre 2021 e 2025.