Resposta de emergência

O RSB assegura as atividades de proteção e socorro em Lisboa, nomeadamente o combate a incêndios, socorro à população e náufragos.

Equipas:

Missão: intervir em missões de catástrofe ou acidentes graves.

No contexto internacional, o RSB faz parte dos recursos nacionais, em termos de oferta (voluntária) na valência de busca e salvamento urbano para intervenções externas, ao abrigo dos critérios definidos ao nível da Comissão Europeia e no quadro do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, integrando o “Módulo Médio de Busca e Salvamento Urbano” (MUSAR).

O MUSAR tem como objetivo central a localização e resgate de vítimas encontradas em escombros, e a prestação de cuidados de saúde, de forma a estabilizar a vítima até ao seu encaminhamento.

Os elementos deste módulo deverão ter a capacidade de chegar ao cenário de crise em 32 horas e de operar de forma totalmente auto suficiente durante 7 dias.

Missão: Garantir o apoio técnico à formulação de políticas e ao planeamento estratégico e operacional, assegurar diretamente ou sob sua coordenação a gestão da atividade de emergência médica e, ainda, acompanhar e avaliar, em articulação com os demais serviços do RSB, a execução de políticas, os instrumentos de planeamento e os resultados dos sistemas de organização e gestão no que diz respeito à área da Emergência Pré-Hospitalar.

Criado em junho de 2012.

Missão: Controlar e desenvolver ações para minimizar o impacto de acidentes com matérias perigosas. Os operacionais desta unidade têm formação específica (curso Nível II) e atuam nas áreas de: Reconhecimento e intervenção; Material; Descontaminação; Proteção.
Criada em 1998.

Equipamentos:

  • Veículo Ligeiro de Combate a Incêndios (VLCI 51) com 5 elementos;
  • Veículo Especial de Combate a Incêndios (VECI 51) com 6 elementos;
  • Veículo de Proteção Multirriscos Especial (VPME 51) com 3 elementos;
  • Deteção e medição:
  • Transfega e tamponamento;
  • Placas de sinalização/iluminação;
  • Equipamentos de dissipação de cargas eletrostáticas;
  • Comunicações;
  • Fatos de intervenção com diversos graus de proteção.

Missão: atuação em Lisboa, no país ou em qualquer ponto do globo.

Corpo especial constituído pelo binómio homem/cão, capacitado para intervir em áreas urbanas e rurais.

Criada em 2000.

Missão: Trabalhos de busca e recuperação de pessoas, animais e objetos diversos do leito do rio Tejo.

Missão: Resposta imediata (24h/24h); acorre a situações e necessidades sociais identificadas, prestando apoio à população mais vulnerável, designadamente através do atendimento presencial, triagem, análise e encaminhamento para as autoridades, instituições ou organizações competentes.

Linha telefónica de emergência social - 808 215 215.

Criado em 2009

Simulacro de resgate no teleférico do Parque das Nações