O Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa garante a segurança de pessoas e bens na cidade de Lisboa, através de ações de socorro e prevenção e colabora na atividade de proteção civil, no âmbito do exercício das funções específicas que lhe forem atribuídas.

História do RSB

Conheça a História

Cronologia

Ocorrências Relevantes

A Banda do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa existe formalmente desde 1925, mas as suas origens remontam a finais do século XIX. Criada a partir da banda da Sociedade dos Calceteiros Municipais, foi sendo integrada gradualmente por executantes bombeiros.

As suas origens são, contudo, mais antigas, recuando aos anos oitenta do século XIX. Os primeiros anos foram algo atribulados, tendo sido extinta, e de novo retomada, ainda na mesma década.

No final da década de 1930, com o reforço do efetivo e a qualidade das execuções, foi reconhecida a sua validade e necessidade institucional, para garantir o suporte musical em diversas cerimónias protocolares (do RSB e da câmara municipal), bem como guardas de honra concertos, desfiles, procissões.

Apesar da disponibilidade limitada dos seus membros, envolvidos no serviço de socorro, a instituição soube encontrar soluções para a entrega dos seus elementos a este projeto.