Planeamento Local de Emergência

Visa dotar as freguesias de Planos de Emergência Locais e Centros de Operações de Emergência. Este trabalho, realizado em estreita articulação com as juntas de freguesia, tem como objetivo último preparar e organizar a população para fazer face à ocorrência de acidentes graves ou catástrofes.

O projeto de Voluntariado de Proteção Civil de Lisboa assenta no princípio de que, em situações de acidente grave ou catástrofe, é a comunidade que adota as primeiras medidas de socorro. O papel dos voluntários assume importância capital.

A constituição de equipas, sob a coordenação das Juntas de freguesia, prevê uma formação em: sistema de proteção  civil (competências e áreas de intervenção, o risco sísmico na cidade de Lisboa, o fogo e os agentes extintores) procedimentos de proteção  e prevenção, planeamento da emergência e primeiros socorros.

A formação visa habilitar os voluntários para o desempenho de diversas missões, no âmbito da prevenção (identificação de riscos e vulnerabilidades), e da emergência (1ª intervenção em caso de incêndio, prestação de primeiros socorros ou o apoio à evacuação de edifícios ou áreas de risco e respetivo  encaminhamento para pontos de encontro).

Inscreva-se na sua Junta de Freguesia