detalhe

Miradouro das Portas do Sol

Valências

Restauração

Informações úteis

Morada

Largo das Portas do Sol Como chegar

Freguesias

Santa Maria Maior

Horários

Horários

Aberto 24 horas

Contacto Telefónico

+351 213 912 600

Endereço eletrónico

daev@cm-lisboa.pt

Sobre o ponto de interesse

Localizado no Largo das Portas do Sol, fronteiro ao Palácio Azurara, onde está instalada à Fundação Ricardo Espírito Santo Silva que reúne um acervo que recria o ambiente aristocrático de um palacete do século XVIII.

É um balcão privilegiado sobre a colina de São Vicente e um dos pontos mais cenográficos da cidade. 

O nome do miradouro vem da antiga Porta do Sol, uma das portas da Lisboa medieval, que fazia parte da cerca moura da cidade e que foi destruída com o terramoto de 1755.

No centro do miradouro existe uma bela estátua de São Vicente, o padroeiro de Lisboa, com os símbolos da cidade que são uma barca com dois corvos.

Do miradouro é possível avistar as Igrejas de São Miguel e de Santo Estêvão, a Igreja e Mosteiro de São Vicente de Fora e o labiríntico Bairro de Alfama, com as suas ruas e ruelas sinuosas, pátios e travessas, escadarias e desníveis, que se estendem até ao rio Tejo.