Mãos ao Ar Lisboa!

Iniciativa municipal que faz um retrato anual das deslocações casa-escola. Traduz-se no conhecimento dos meios de transporte utilizados diariamente pelos alunos do 1.º ao 12.º ano de todas as escolas de Lisboa e teve início em outubro de 2018.


Resultados das últimas edições

Este modelo inspira-se no projeto Hands Up Scotland (SUSTRANS) que analisa como os alunos de toda a Escócia se deslocam até à escola. Iniciado em 2008, fornece informações sobre viagens para a escola e apresenta o maior conjunto de dados no Reino Unido sobre viagens escolares.

Em termos de metodologia Mãos ao Ar Lisboa! consiste no preenchimento de um questionário simples e breve pelos professores, na sala de aula, com os alunos a responder de “braço no ar” à pergunta: Como vens habitualmente para a escola?.

Os dados recolhidos permitem acompanhar o paradigma da mobilidade escolar, ao longo dos anos, e fornecem informações relevantes para definir prioridades de intervenção e avaliar o impacto das mesmas.

A apresentação e divulgação do relatório revela os resultados à comunidade escolar e está disponível a todos aqueles que procuram informação sobre esta matéria.