Cartão Navegante Escola

É um cartão Lisboa Viva que identifica o aluno e a escola ou o agrupamento escolar a que pertence, e que permite aceder à rede de transportes públicos coletivos dos 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa. Oferece ainda acesso gratuito em monumentos e museus da EGEAC no concelho de Lisboa.

Até a criança perfazer 13 anos, o cartão Navegante Escola permitirá acesso gratuito a esta rede de transportes. Após essa idade, poderá carregar com o título de transporte que melhor se adequar, podendo usufruir do desconto de 25% na mensalidade.

Ano letivo 2020-2021

O perfil 4_18 do cartão Navegante Escola, de crianças com idade superior a 12 anos, pode ser atualizado gratuitamente, nos postos de atendimento ao cliente dos vários operadores de transporte.

Os encarregados de educação, devem apresentar a declaração do estabelecimento de ensino e o cartão Navegante Escola.

A atualização do perfil permite o desconto de 25% na mensalidade do passe, ao longo do ano letivo.

Destinatários

Todos os alunos que frequentem o 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico numa escola da rede escolar da cidade de Lisboa, pública ou particular. A emissão do cartão está dependente da adesão da escola e do consentimento dos pais/encarregados de educação. 


Objetivos

  • fomentar o uso de alternativas sustentáveis de transporte, no percurso casa-escola-casa;
  • incentivar a utilização dos transportes públicos;
  • reduzir o congestionamento automóvel afeto às escolas;
  • aumentar a segurança no espaço público para os que já utilizam os modos ativos (por ex.: a pé, de bicicleta, de skate, etc…);
  • promover a autonomia e a confiança das crianças nas suas deslocações para a escola;
  • reduzir os níveis de poluição, junto às escolas.


Mais informação