Mobilidade
Cartão Navegante® Escola
É um cartão Navegante® que permite aceder à rede de transportes públicos coletivos. Oferece ainda acesso gratuito em monumentos e museus da EGEAC,aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclo do ensino básico e aos alunos do ensino secundário residentes em Lisboa e desconto para os não residentes.
Até a criança perfazer 13 anos, o cartão Navegante® Escola permitirá acesso gratuito à rede de transportes públicos coletivos dos 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa. Após essa idade, poderá carregar com o título de transporte que melhor se adequar, podendo usufruir:
a) Do desconto de 25% na mensalidade, no caso dos estudantes não residentes em Lisboa;
b) Aderir à gratuitidade nos transportes públicos, para alunos que tenham domicílio fiscal no concelho de Lisboa.
Destinatários
Todos os alunos que frequentem uma escola da rede escolar da cidade de Lisboa, pública ou particular, entre o 1º e o 12º ano.
O que é preciso para pedir o cartão Navegante® Escola?
Preencher todos os campos do formulário e anexar:
- Fotografia tipo-passe (fotografia de rosto do aluno, a cores, recente, com fundo liso, sem acessórios e abrangendo apenas a face do titular);
- Até aos 12 anos: comprovativo de matrícula da escola (comprovativo oficial online ou declaração validada pela escola);
- Para maiores de 13 anos: declaração de matrícula do educando, segundo modelo do Instituto da Mobilidade e dos Transportes I.P., devidamente preenchida e validada pela escola.;
Os estudantes com idade entre os 13 e os 18 anos e com domicílio fiscal no concelho de Lisboa, devem entregar a transportes públicos gratuitos.
*Durante os períodos de interrupção das atividades letivas (Natal, Páscoa e no mês de agosto) não há emissão de cartões Navegante® Escola.
Objetivos
- fomentar o uso de alternativas sustentáveis de transporte, no percurso casa-escola-casa;
- incentivar a utilização dos transportes públicos;
- reduzir o congestionamento automóvel afeto às escolas;
- aumentar a segurança no espaço público para os que já utilizam os modos ativos (por ex.: a pé, de bicicleta, de skate, etc…);
- promover a autonomia e a confiança das crianças nas suas deslocações para a escola;
- reduzir os níveis de poluição, junto às escolas.