Economia e Inovação
Empreendedorismo Jovem
A estratégia de Lisboa, como cidade Empreendedora e Inovadora, assenta no desenvolvimento do ensino do empreendedorismo aos mais novos nas escolas do concelho, pois existe a noção clara de que o empreendedorismo é uma atitude de vida que precisa de ser construída e desenvolvida, e é um requisito obrigatório para o desenvolvimento e aumento quantitativo e qualitativo de iniciativas empresariais.
A CML considera primordial o estabelecimento de uma rede de atores nas áreas da inovação e do empreendedorismo, de modo a desenvolver na cidade uma atitude de promoção de talento, o apoio a ideias inovadoras e a atenção às realidades da economia e da competitividade.
Para além do projeto Orçamento Participativo Escolar, a Câmara Municipal de Lisboa estabeleceu uma parceria com a JAP - Junior Achievement Portugal, para a implementação do Programa de Empreendedorismo Jovem.
A autarquia tem vindo a desenvolver projetos com o intuito de cultivar nos jovens com idade escolar os valores da responsabilidade cívica, do envolvimento na vida da comunidade e da educação para a cidadania.
Neste sentido, teve início no ano letivo de 2011/2012 a parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Junior Achievement Portugal, com o objetivo da promoção da educação para o empreendedorismo.
Nos últimos 6 anos estiveram envolvidas cerca de 22.000 crianças e jovens, em cerca de 163 escolas da cidade.
Para além desta parceria com a JAP a CML está a desenvolver o programa “ACADEMIA DO CÓDIGO JUNIOR” que começou no ano lectivo de 2014/2015 a ensinar programação/código a crianças e jovens de várias escolas do município de Lisboa.
Programas Junior Achievement
Após balanço do protocolo assinado no 1º ano de implementação do programa, no qual a parceria entre a CML e a JAP assentou sobre a implementação de 4 programas: “A Família”, “A Comunidade”, “Economia para o Sucesso” e “A Empresa” dirigidos ao ensino básico e secundário, a JAP em conjunto com a CML optaram por alargar ainda mais o leque de ofertas educativas. Desta forma, as escolas foram também convidadas a participar na implementação dos programas “Europa e Eu” e “É o Meu Negócio”, dirigidos, respetivamente, aos 5º/6º e 7º/8º anos do ensino básico.