Cidade da Ciência

Em Portugal, a Fundação de Ciência e Tecnologia tem vindo a promover a contratação de investigadores doutorados nacionais e estrangeiros tendo em vista a atração dos melhores talentos.

Lisboa tem-se revelado uma cidade atrativa não só para turistas, estudantes e empreendedores mas também uma cidade com uma forte presença de investigadores e de instituições de referência internacional como o Instituto Gulbenkian de Ciência, o Instituto de Medicina Molecular, o Instituto Ricardo Jorge, e a Fundação Champalimaud entre outras.

Para além de instituições públicas e privadas exclusivamente dedicadas à Ciência, Lisboa está ainda dotada de uma centena e meia de centros de investigação integrados na rede de instituições de ensino superior que são apoiados financeiramente pela Fundação de Ciência e Tecnologia.

A Câmara Municipal de Lisboa está a desenvolver um conjunto de ações para reforçar a posição da cidade de Lisboa no âmbito da promoção da ciência.

Iniciativas:

O Biolab, laboratório inaugurado em janeiro de 2022, tem como principais objetivos aproximar o cidadão da ciência e explorar o potencial biotecnológico da cidade.

Mais informação

A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) é uma iniciativa financiada pela União Europeia que centraliza e divulga anualmente um conjunto de atividades de investigação de elevada qualidade com o objetivo de aumentar o seu reconhecimento público e dar aos investigadores a oportunidade de um contato direto com os cidadãos, através da troca de ideias e experiências.

A Câmara Municipal de Lisboa tem vindo a colaborar desde 2014 neste projeto liderado pelo Museu de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MAHNAC-UL), do qual fazem também parte a Universidade Nova de Lisboa o Instituto Universitário de Lisboa a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, a Universidade do Minho a Universidade de Évora a Universidade de Coimbra, e o International Iberian Nanotechnology Laboratory

Em 2021, foram desenvolvidas, no âmbito de mais uma edição da Noite dos Investigadores, um conjunto de atividades presenciais e on line (workshops, demonstrações de experiencias, visitas guiadas, quizzes, conversas informais, teatro virtual e jogos) a partir do tema Ciência para o Clima com enfoque na contribuição do conhecimento científico sobre as causas e efeitos das alterações climáticas.

A próxima edição da Noite dos investigadores realizar-se-á em 2023, centrada no tema Science for Everyone - Inclusion and Sustainability, (SCIEVER), com o objetivo de tornar a ciência acessível a todos.