Olisipíadas - 6.ª Edição

Estão abertas as inscrições para a 6.ª edição das Olisipíadas, este ano alargadas aos mais idosos.

Mais informações

Organização
As Olisipíadas acontecem em dois momentos:

  • Fase Local: organizada por cada freguesia, em parceria com a CML e as Federações/Associações Desportivas, segundo os critérios a definir pela freguesia em consonância com a Comissão Organizadora do evento, com vista a apurar os representantes da freguesia por modalidade, escalão/género, na Fase Final;
  • Fase Final: organizada pela CML, em parceria com as Juntas de Freguesia e as Federações/Associações Desportivas para apuramento da classificação por Freguesia, em cada modalidade, escalão/género.

Destinatários

  • crianças e jovens com idades compreendidas entre os 5 (nascidos em 2013) e os 14 anos (nascidos em 2005). Os jovens que perfazem os 15 anos no ano civil de realização da fase final ultrapassam este limite etário, não podendo realizar a sua inscrição;
  • residam no concelho de Lisboa;
  • frequentem um estabelecimento de ensino no concelho de Lisboa;
  • frequentem um clube desportivo no concelho de Lisboa;
  • possuam outro fator de relação com a freguesia.


Escalões etários/género
Os escalões etários e as equipas masculinas, femininas ou mistas são definidas de acordo com os regimentos específicos de cada uma das modalidades.

Classificação/Prémios
Reconhecimento de participação: a todos os participantes serão atribuídas medalhas de participação.
Reconhecimento às juntas de freguesia: será atribuído às juntas de freguesia que se distingam na sua participação um prémio de reconhecimento, segundo os critérios definidos pela Comissão Organizadora.

Toda a informação e programação disponível aqui
Facebook


Olisípiadas - O regresso

A decisão do regresso dos Jogos da Cidade pelo executivo da Câmara Municipal de Lisboa revela a preocupação com a promoção da prática da atividade física e do desporto, associada a hábitos de vida saudável, com as crianças e a população jovem de Lisboa.

Objetivos:

  • promover e dinamizar a prática desportiva saudável entre as crianças e jovens, possibilitando a experimentação e a competição de diversas modalidades, incluindo o desporto adaptado;
  • desenvolver valores educativos e de cidadania, estimulando a identidade e o sentido de pertença por parte dos cidadãos às suas freguesias, no quadro da recente reforma administrativa da cidade.

Conhece o Kiko?

O KIKO é a mascote das Olisipíadas. Constitui-se como o elemento aglutinador de toda a identidade visual do projeto, facilitando a empatia com o público a que se destina. Contém em si os símbolos de Lisboa, os Corvos de São Vicente, as cinco cores dos anéis olímpicos, que lhe conferem universalidade e união, e a silhueta da tocha olímpica na cabeça.

É muito divertido, adora crianças e “pratica” todas as modalidades!