Olisípiadas

Objetivos

  • Promover e dinamizar a prática desportiva de crianças e jovens da cidade com vista ao desenvolvimento de estilos de vida saudável e de valores educativos e sociais, assentes nos princípios de ética desportiva.
  • Dinamizar o desporto nos Clubes/Associações Desportivas, revitalizando e valorizando o papel dos mesmos.
  • Promover o desporto como elo agregador e de projeção das Freguesias junto da população, valorizando o papel fundamental das mesmas no desenvolvimento da política desportiva municipal.

Organização

Fase Escola

A CML, Juntas de Freguesia e as Escolas da zona organizam com os vários agentes locais, iniciativas desportivas com o objetivo de promover e dinamizar momentos desportivos, contribuindo e permitindo o acesso à prática desportiva de mais crianças e jovens.

As Fases Escola, decorrerão entre Novembro de um ano civil e Maio do ano civil seguinte e é realizado nas Escolas.
 

Fase Local

A CML e Juntas de Freguesia organizam com os vários agentes locais, iniciativas desportivas com o objetivo de promover e dinamizar momentos desportivos, contribuindo e permitindo o acesso à prática desportiva de mais crianças e jovens.
A Junta de Freguesia irá apurar a equipa por escalão e sexo, bem como por modalidade desportiva, que a representará na Fase Final.
As Fases Locais, decorrerão entre Janeiro e Maio de cada ano civil.
 

Fase Final

Participam nesta Fase os representantes das Juntas de Freguesia nas várias modalidades.
Esta Fase tem-se desenrolado no primeiro fim-de-semana do mês de Junho.

Destinatários

  • crianças e jovens com idades compreendidas entre os 5 e os 14 anos. Os jovens que perfazem os 15 anos no ano civil de realização da fase final ultrapassam este limite etário, não podendo realizar a sua inscrição;
  • residentes no concelho de Lisboa;
  • alunos de uma escola no concelho de Lisboa;
  • inscritos num clube desportivo no concelho de Lisboa;
  • outra relação com a freguesia.

Escalões etários/género

Os escalões etários e as equipas masculinas, femininas ou mistas são definidas de acordo com os regimentos específicos de cada uma das modalidades.

Classificação/Prémios

Reconhecimento de participação: a todos os participantes serão atribuídas medalhas de participação.
Reconhecimento às juntas de freguesia: será atribuído às juntas de freguesia que se distingam na sua participação um prémio de reconhecimento, segundo os critérios definidos pela Comissão Organizadora.

Toda a informação e programação disponível aqui
Facebook


Conhece o Kiko?

O Kiko é a mascote das Olisipíadas. Integra o símbolo de Lisboa - os Corvos de São Vicente, as cinco cores dos anéis olímpicos, que lhe conferem universalidade e união, e a silhueta da tocha olímpica na cabeça.