Qualidade do Ar

A poluição atmosférica é um dos principais fatores de degradação da qualidade de vida das populações. Na cidade de Lisboa, a qualidade do ar é influenciada, sobretudo, pelos níveis de tráfego rodoviário, em consequência do aumento significativo da mobilidade das populações.

A qualidade do ar em Lisboa é avaliada em estações fixas de monitorização. As seis estações em funcionamento: 3 estações urbanas de tráfego, e 3 estações urbanas de fundo, medem em contínuo e de forma automática os vários poluentes atmosféricos.

Na última década, verificou-se em Lisboa um decréscimo significativo das emissões da maioria dos poluentes, e consequente melhoria da qualidade do ar. Contudo, há registo de concentrações elevadas dos poluentes PM10 e NO2 nas zonas de maior tráfego. Neste sentido, a Câmara Municipal de Lisboa e a Comissão de Coordenação e de Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo têm estabelecido protocolos de colaboração e cooperação técnica.

Aceda à base de dados nacional sobre qualidade do ar (QualAr) para mais informações.


Eco Gestos

Algumas ideias para cuidar do ar:

  • Diminua o consumo de eletricidade, em casa e no local de trabalho, e fará baixar os níveis de CO2 produzidos pelas centrais elétricas;
  • Evite as viagens de carro desnecessárias;
  • Utilize os transportes públicos;
  • Sempre que possível ande a pé ou de bicicleta;
  • Não utilize produtos que contenham clorofluorocarboneto (CFC).