Conservar o ambiente dia-a dia

Lisboa deve assumir a liderança na ação climática local e ser exemplo na concretização de medidas e projetos mais abrangentes que acelerem a transição energética, a neutralidade carbónica, a expansão sustentável das energias renováveis, a adaptação climática, a proteção ambiental, a salvaguarda do capital natural e dos serviços dos ecossistemas e a circularidade dos materiais. 

São áreas de atuação que devem ser transversais a todo o município e que devem contar com a participação ativa e informada da comunidade local, criando espaços e mecanismos de permitam o envolvimento dos munícipes, das empresas, das instituições, das associações e da sociedade civil. 

O grande salto para o futuro estará certamente no aproveitamento do enorme potencial solar de Lisboa. A disseminação das unidades de produção para autoconsumo constitui neste âmbito uma prioridade, a par da instalação de centrais fotovoltaicas bem como da adoção de soluções e tecnologias de elevada eficiência energética em edifícios, equipamentos, frota e serviços municipais, que reduzam os consumos de energia e a fatura energética.

Em resposta aos novos desafios ambientais, Lisboa irá implementar os compromissos internacionais da cidade para a mitigação e adaptação climática –  Novo Pacto dos Autarcas para o Clima e Energia e Rede de Liderança Climática C40 –  e assumir a liderança nestas áreas, através de iniciativas como o Compromisso de Lisboa, que representa o envolvimento da toda cidade com as metas ambientais.

​O empenho da cidade nestas temáticas, foi reconhecido através da atribuição do galardão Capital Verde da Europa 2020.

Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas

Estratégia Energético-Ambiental de Lisboa

Plano Geral de Drenagem de Lisboa

Traduz-se num conjunto de ações que visam proteger Lisboa das cheias e inundações associadas a fenómenos extremos de precipitação, preparando-a para os desafios do século XXI. A sua última versão refere-se ao período de execução 2016-2030.

Mais informação no site do Plano Geral de Drenagem de Lisboa

Plano de Gestão Florestal do Parque Florestal de Monsanto

Anexo 1

Anexo 2

Anexo 3

Anexo 4