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Praça do Chile

A área de intervenção corresponde à Praça do Chile e às vias adjacentes, correspondentes aos primeiros quarteirões edificados que confinam a praça, nomeadamente a Av. Almirante Reis, R. Morais Soares e R. António Pereira Carrilho


Dados gerais

Freguesia: Arroios

Bairro: Arroios

Área: 33.338m2

Planta síntese

Mais informação

ForçasFraquezas
 
  • rótula urbana entre dois importantes eixos comerciais da cidade: Av. Almirante Reis e R. Morais Soares
  • estação de metropolitano (linha verde - "Arroios")
  • mobiliário adequado apesar de em mau estado de conservação
  • existência de alguma arborização
  • existência de infraestrutura ferroviária (rede de elétrico da Carris)
  • integra a rede pedonal estruturante da cidade
 
 
  • pavimento desadequado para a circulação pedonal e em mau estado de conservação
  • circulação viária complexa que não permite um correto funcionamento do mesmo
  • deficiente localização da praça de táxis
  • inexistência de ciclovia e de mobiliário urbano para estacionar bicicletas
  • ausência de serviços públicos
 
OportunidadesAmeaças
 
  • praça integrante da rede pedonal estruturante do PDM
  • infraestrutura da linha de elétrico ainda existente embora sem utilização
  • revitalização da carreira de elétrico
 
 
  • mau estado de conservação do antigo Hospital de Arroios
  • forte carácter rodoviário, com difícil legibilidade
 

Espaço público

  • circulação viária em rotunda através da reposição de uma placa central de distribuição do trânsito, respeitando as linhas de ação para a Av. Almirante Reis;
  • identificação desta praça, como porta de entrada do eixo comercial da R. Morais Soares, que se pretende revitalizar e requalificar neste âmbito;
  • propõe-se o alargamento de passeios, melhorando a circulação pedonal, quer na praça, quer na estrutura viária envolvente;
  • melhoria do atravessamento pedonal;
  • análise com a Carris da possibilidade de revitalização da carreira de elétrico, permitindo a ligação da Parada do Alto de São João ao Largo do Leão, ligando à Praça do Chile estas duas centralidades;
  • articulação desta com a linha de metropolitano;
  • análise da introdução de sistema suaves de mobilidade.

Economia e inovação

  • programa de apoio à associação de comerciantes da Rua Morais Soares, com desenvolvimento de uma marca para o local.
  • alargamento de passeios;
  • criação de pavimentos pedonais mais confortáveis e melhoria dos atravessamentos nas passadeiras dos peões;
  • criação de espaços de fácil circulação, movimentação e estadia pedonal, com introdução de mobiliário urbano e nova arborização;
  • construção de uma rotunda com 3 vias de trânsito;
  • instalação de um elemento ornamental com água em torno da estátua central de Fernão de Magalhães;
  • relocalização de armários técnicos e de painéis publicitários;
  • aumento das áreas verdes permeáveis;
  • reforço do número de marcos de incêndio;
  • melhoria e adaptação da iluminação pública;
  • criação de condições técnicas para a remoção de cabos de alimentação e de telecomunicações existentes nas fachadas dos edifícios, e sua instalação no subsolo;
  • melhoria e ajuste da sinalização e da semaforização.
  • participação online durante os meses de janeiro e fevereiro de 2015;
  • sessão pública realizada no no Café Império (12 de dezembro de 2014) com o objetivo de ouvir a população sobre os problemas e recolha de sugestões;
  • sessão pública realizada no no Café Império (5 de março de 2015) onde foram apresentadas as intenções de intervenção face às questões levantadas na 1.ª sessão pública.

Principais preocupações e sugestões apresentadas durante a fase de participação online:

Articulação com a envolvente

  • conjugação com a intervenção no Largo do Leão/parque subterrâneo em Arroios;
  • requalificação da estação de metro de Arroios.

Circulação e mobilidade

  • reestruturar o trânsito de atravessamento e distribuição local, através da recuperação do conceito de rotunda, toda a lógica de circulação no local;
  • melhorar a circulação pedonal de ligação entre os dois eixos principais da zona – a Av. Almirante Reis e a R. Morais Soares – ao nível do alargamento físico dos passeios.

Espaço para o peão

  • alargar os passeios dentro da própria praça, com mais e melhor espaço para se andar, facilitando os atravessamentos;
  • criar na praça espaços e zonas atrativas de permanência e estadia;
  • alargamento de passeios nos eixos viários.

Espaços verdes

  • introdução de espaços verdes e de arborização na praça, por forma a criar espaços sombreados de qualidade;
  • separador central com árvores, com destaque para o eixo R. Morais Soares / R. António Pereira Carrilho, em ligação ao Largo do Leão.

Mobiliário e equipamentos

  • melhorar a qualidade, a localização e a organização do mobiliário e dos equipamentos urbanos;
  • introduzir novos equipamentos;
  • zonas de estadia com bancos e algumas mesas, e papeleiras;.
  • introdução de banca de jornais, revistas e jogos.

Outras sugestões e questões

  • aproveitar a intervenção na Praça do Chile para impulsionar a requalificação urbanística da R. Morais Soares, como espaço indutor da vida comercial de todo o bairro;
  • reorganização do estacionamento automóvel na zona, criando mais alternativas nas transversais ao estacionamento atual na R. Morais Soares, no qual deverão permanecer apenas cargas/descargas e paragens bus.