Mexe-te pela tua cidade

Projeto-piloto que visa promover a mobilidade sustentável e a mudança de hábitos nas deslocações casa-escola

Mexe-te pela tua cidade! envolve as escolas da cidade e integra os Planos de Mobilidade Escolar da autarquia que prevê o desenvolvimento de diversas iniciativas como campanhas de sensibilização para o uso de transportes públicos, debates, formações, dias temáticos, estudo de soluções de estacionamento, comboios de bicicletas e comboios a pé.

Ações:

  • Escola Básica Sarah Afonso (Olivais)
    Todas as sextas-feiras, das 8h30 às 9h30, o impasse de acesso à escola vai estar condicionado à circulação rodoviária. Durante este período só é permitido o acesso a residentes, peões, bicicletas, patins, skates e trotinetas, utentes com mobilidade reduzida e veículos de emergência. A ação decorre até dia 1 de julho.
    Cartaz
     
  • Ruas na envolvente do agrupamento de escolas Dona Filipa de Lencastre, no bairro do Arco do Cego, encerradas ao trânsito automóvel e reservadas ao uso de modos suaves de mobilidade, todas as terças-feiras das 8h00 às 9h30. Durante este período o acesso à escola só pode ser efetuado por transportes públicos, a pé, de bicicleta, skate, patins ou trotineta. O acesso é garantido aos residentes. Atualmente, a ação decorre com o apoio operacional da comunidade escolar e não se realiza no período de férias escolares.
     
  • Jardim-Escola João de Deus (Olivais)
    Em janeiro de 2022, foi criado um espaço na envolvente do Jardim-Escola João de Deus, para uma fruição diária mais ativa e sustentável – Amiga do Peão, onde foram introduzidas as seguintes alterações:
    • sinalização vertical e horizontal na envolvente da escola, garantindo que não há estacionamento junto da passadeira de peões, logo todos podem atravessar em segurança;
    • criação de uma bolsa de tomada e largada de passageiros;
    • encerramento do impasse com pilaretes amovíveis. 

Esta ação resulta da implementação do Mexe-te pela tua Cidade!, que iniciou no dia 2 de junho de 2021, em que a circulação automóvel foi condicionada na rua de acesso à entrada principal do Jardim-Escola, todas as quartas-feiras, das 8h às 18h. Os modos de deslocação possível eram apenas os sustentáveis: a pé, de bicicleta, de patins, skates e trotinetas.  

Folheto