Mobilidade
DIVERSIFICAR A MOBILIDADE
O conceito de modernidade das cidades mudou. O modelo de cidades construídas para o automóvel está a dar lugar à cidade construída para as pessoas.
A mobilidade é hoje partilhada, suave e limpa. Uma cidade que não potencia uma experiência de qualidade na utilização dos seus transportes é uma cidade que fica para trás na otimização do trânsito, na receita fiscal, e na transição verde.
Lisboa precisa de uma governação que saiba conduzir, com equilíbrio, a transição de um modelo de cidade baseado no carro para um modelo de cidade baseado na proximidade e que alavanque as novas tecnologias de mobilidade.
Vamos impulsionar os modos de mobilidade suave, vamos tornar mais fácil e mais acessível o uso dos transportes públicos, vamos promover o desenvolvimento de um ecossistema multimodal integrado, conectado, acessível, integrando modos de transporte ativo, público e partilhado, que facilite a vida aos lisboetas, potenciando uma mobilidade eficiente e confortável, centrada nas suas necessidades e ao mesmo tempo sustentável, contando com o envolvimento de empresas, de entidades municipais e integrada na Área Metropolitana de Lisboa.
A opção por uma mobilidade mais inteligente, que garanta o máximo de acessibilidade com o mínimo de impactos, tornou-se uma aposta fundamental de Lisboa. A cidade já tem implementadas bastantes medidas promotoras de uma mobilidade mais sustentada, contudo carecia ainda de uma estratégia integrada que definisse uma visão clara e garantisse a coerência das opções tomadas.
Nesta visão, propõe-se um sistema de transportes mais integrado, confiável, conectado, acessível e aberto a novas soluções, recuperando espaço para as pessoas, aumentando o sentido de pertença da comunidade, maximizando a qualidade de vida da população residente na cidade, e na Área Metropolitana de Lisboa, e melhorando a experiência de quem utiliza e vive Lisboa.
A pandemia associada à COVID-19 veio acentuar a necessidade de caminhar neste sentido, demonstrando a urgência de tornar o ar das cidades mais limpo, apostando nos modos mais sustentáveis e devolvendo o espaço público à população.
Brochura Move Lisboa - versão em português
Brochura Move Lisboa - versão em inglês
O incentivo a comportamentos mais seguros e sustentáveis deve abranger toda a comunidade escolar, encorajando boas práticas e a aprendizagem pelo (bom) exemplo.
Esta mudança assenta numa partilha de conhecimento sobre os benefícios de uma mobilidade mais ativa, como a melhoria da qualidade do ar, a redução do ruído, o aumento da atividade física (para diminuir a incidência da obesidade, cancro, depressão e outras doenças correlacionadas), a conquista da autonomia dos jovens, a democratização no acesso e multifuncionalidade do espaço público, o aumento da segurança nas deslocações para todos os utilizadores, em particular, os mais vulneráveis.
Devemos educar para a prevenção do risco na utilização do espaço público e criar as bases de um novo contexto de mobilidade para as gerações futuras.
O Programa da Mobilidade Escolar integra um conjunto de instrumentos que promovem e sensibilizam a comunidade escolar para a necessidade de adotar padrões de mobilidade mais ativos e sustentáveis, como andar a pé, de bicicleta ou de transportes públicos, tais como: a atribuição do cartão Navegante Escola, o inquérito Mãos ao Ar Lisboa!, o Programa Municipal de Comboios de Bicicletas e o Mexe-te pela tua cidade!. Onde justificado, a sensibilização da comunidade é acompanhada por ações físicas no espaço público envolvente às escolas, que estruturem e disciplinem os diferentes usos e contribuam para o aumento da segurança.
A Visão Estratégica para a Mobilidade da CML (MOVE Lisboa, 2020) propõe “que até 2030 todas as escolas de ensino público tenham a sua envolvente intervencionada, através da requalificação da rede pedonal e ciclável e com medidas de acalmia de tráfego”.
Intervenções como a sinalização adequada de aproximação a uma escola, o aumento da visibilidade dos peões nas passadeiras pedonais, a delimitação de um canal pedonal contínuo sem obstáculos no acesso à escola ou a implementação de medidas de redução de velocidade rodoviária, constituem ações simples, mas eficazes, alinhadas com o Objetivo (3) de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas de redução da sinistralidade rodoviária.”
Estudos
Relatório do Inquérito à Mobilidade Lisboa 2021 (janeiro 2022)*239 KB
Este estudo pretende analisar os padrões de mobilidade dos cidadãos que residem no concelho de Lisboa e avaliar o seu grau de satisfação com o ecossistema de mobilidade oferecido e testar novas formas/tendências de mobilidade.
Relatório do Inquérito à Mobilidade de Lisboa 2020 (fevereiro 2021)*358 KB
Este estudo pretende analisar os padrões atuais de mobilidade dos cidadãos que residem no concelho de Lisboa e avaliar o seu grau de satisfação com o ecossistema de mobilidade oferecido e testar novas formas/tendências de mobilidade.
Relatório da Contagem de Ciclistas (maio de 2021)745 KB
O presente estudo pretende caracterizar a dinâmica de utilização de modos de ciclo e micromobilidade, designadamente, bicicletas e trotinetas. Este trabalho consistiu na observação de ciclistas, trotinetistas, dos seus movimentos, características e seus veículos, em diferentes pontos de observação na cidade de Lisboa e em períodos de hora de ponta da manhã, do almoço e da tarde. Este relatório reporta a continuação da caracterização da dinâmica de utilização de modos ativos, dando seguimento e alargando o âmbito dos trabalhos já realizados para a monitorização da mobilidade ciclável e de trotinetas.
Relatório da Análise dos Dados das Contagens de Bicicletas (dezembro de 2020)3 MB
A Câmara Municipal de Lisboa pretende acompanhar os efeitos da concretização de projetos de qualificação do espaço urbano para a mobilidade ativa, nomeadamente o modo ciclável e outros modos de micromobilidade (designadamente, as trotinetas), antes, durante e após a expansão da rede ciclável, a implementação de um sistema público de bicicletas partilhadas e da entrada de vários operadores de trotinetas e bicicletas elétricas partilhadas na cidade, mas também para acompanhar o efeito que a pandemia do Sars-Covid-2 teve nos padrões de mobilidade ativa ciclável. A autarquia decidiu, assim, desenvolver a realização de contagens periódicas para a observação dos fluxos destes modos em locais pré-determinados de Lisboa, bem como um conjunto de características relevantes dos utentes (principalmente, os ciclistas e utilizadores de trotinetas). O presente relatório pretende retratar a situação prévia (anterior aos investimentos em infraestruturas cicláveis e equipamentos), a situação imediatamente após conclusão do projeto e situações posteriores, procurando avaliar a eventual estabilização de efeitos.
Inquérito Por Questionário Carris+Bicis (janeiro 2021)188 KB
Conhecer os hábitos e interesses de deslocação, na cidade de Lisboa, que incluam a utilização do transporte público e das bicicletas, foi o objetivo do presente inquérito. Definir as melhores medidas de articulação e complementaridade para que as suas deslocações sejam mais fáceis e amigas do ambiente. Iniciativa conjunta da CARRIS, CML e EMEL.
Inquérito Programa de Apoio à Aquisição de Bicicletas - PAAB (2020)167 KB
Este inquérito teve como objetivo estudar o impacte do PAAB na mobilidade da cidade de Lisboa e dos seus residentes e não residentes que nela estudam ou trabalham.
Rumo a uma cidade mais sustentável, inclusiva e segura.
Dos primeiros troços de ciclovias em 2001 até hoje, o caminho que Lisboa percorreu foi grande. Em 2009 começou a existir uma rede de ciclovias, pensada para lazer e ligando alguns dos espaços verdes da cidade.
Como pedala Lisboa
Plano de Acessibilidade Pedonal
A missão do Plano de Acessibilidade Pedonal é definir a melhor estratégia para a Câmara Municipal promover a acessibilidade em Lisboa.
Plano de Acessibilidade Pedonal de Lisboa - Volume 13 MB
Objetivos e enquadramento
Plano de Acessibilidade Pedonal de Lisboa - Volume 215 MB
Área operacional da via pública
Plano de Acessibilidade Pedonal de Lisboa - Volume 36 MB
Equipamentos municipais
Plano de Acessibilidade Pedonal de Lisboa - Volume 42 MB
Articulação com a rede de transporte público
Plano de Acessibilidade Pedonal de Lisboa - Volume 52 MB
Fiscalização de particulares e desafios transversais