Programa Municipal de Comboios de Bicicletas de Lisboa

11 escolas da cidade, com 18 percursos diferentes


É um programa através do qual as crianças vão para a escola de bicicleta acompanhadas por adultos monitores. Tal como um “comboio” normal, tem uma linha/percurso e horários definidos e qualquer criança pode ir nele até à escola. Tem como missão sensibilizar e promover a adoção de hábitos de mobilidade ativos e sustentáveis nas deslocações para a escola, capacitando as crianças para o uso utilitário e autónomo da bicicleta em situação real, através da oferta de uma alternativa segura e divertida.



Este Programa Municipal baseia-se num projeto criado por um pai que, quando o seu filho fez 5 anos e já sabia controlar a bicicleta, decidiu criar um comboio de bicicletas para a escola do seu filho – o CicloExpresso do Oriente. Este pai queria contribuir para que mais crianças pudessem ir de bicicleta para a escola. O primeiro comboio partiu a 25 de maio de 2015 e, logo no primeiro dia, levou 12 crianças. Pais, voluntários e membros da Junta de Freguesia do Parque das Nações foram garantindo que, todas as sextas-feiras e de forma quase ininterrupta, o CicloExpresso do Oriente continuasse a levar crianças à Escola do Parque das Nações.

No início de 2017, surgiu outro CicloExpresso - o de Barrocas, em Aveiro. Também este liderado por pais teve sucesso e continua a levar crianças à Escola Básica das Barrocas. 

O CicloExpresso foi um projeto pioneiro na criação de comboios de bicicleta em Portugal e obteve uma visibilidade significativa, tendo tido múltiplas referências na comunicação social. Foi ainda reconhecido como a história de sucesso portuguesa pela Organização Mundial de Saúde, no domínio da promoção da atividade física nas escolas.

A Câmara Municipal de Lisboa, inspirada nesta iniciativa de sucesso, no âmbito do desenvolvimento de um Programa de Mobilidade Escolar, que promove a mobilidade ativa e sustentável nas deslocações para a escola deu início a um projeto-piloto Comboios de Bicicletas e, posteriormente a um Programa Municipal que se inicia no ano letivo de 2020/2021.