Programas e Iniciativas

Programa de alimentação escolar destinado a promover a aquisição de hábitos alimentares saudáveis e diminuir os fatores de risco, favorecendo o crescimento, desenvolvimento e prevenção de doenças ao longo da vida.

O programa centra-se em atividades temáticas, workshops e ações de sensibilização, junto de Jardins de Infância, EB 1.º ciclo, EB 2.º/3.º ciclo e secundárias.

O Vegi é a mascote do Crescer Saudável. É um legume humanizado, muito divertido e saudável, que interage com as crianças nas diversas iniciativas do programa.

Acompanhe as atividades desenvolvidas na página de Facebookdo programa.

Consulte o Programa Alimentação Escolar - Crescer Saudável
 

O DESCOLA é um projeto de intervenção estratégica do município de Lisboa para a promoção da educação cultural e ambiental nas escolas, através da Direção Municipal de Cultura, da EGEAC, da Direção Municipal do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia e da Lisboa E-Nova. Envolve equipamentos municipais culturais, entre museus, bibliotecas, arquivos, monumentos, galerias, cinemas, teatros, e equipamentos ligados à natureza como quintas, jardins e parques, na valorização da dimensão educativa do património cultural e natural da cidade, fazendo-o chegar a todos, e ao longo da vida, como fonte de inspiração e sentido de pertença.

As atividades propostas no Descola estão alinhadas com metodologias de aprendizagem não-formal, têm como referência as orientações das Competências Chave do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, filiam-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e promovem o património cultural e natural de Lisboa como campo de pesquisa, de participação, de questionamento e de criatividade.

Mais informação     

O desporto escolar estimula a atividade física e a formação desportiva como meios de promoção do sucesso dos alunos, de estilos de vida saudáveis, valores e princípios associados a uma cidadania ativa.

Conheça as atividades desenvolvidas nas escolas de Lisboa, apoiadas pela autarquia:

 Clubes de Mar
 Programa de Apoio à Educação Fisíca Curricular

Programas e cursos desenvolvidos para jovens e adultos com vista à sua capacitação no mercado de trabalho e no seu desenvolvimento pessoal.

Mais informação

É um programa de educação para as literacias que se foca na formação das crianças e jovens do ensino público de Lisboa, motivando-os para práticas de leitura e de aprendizagens multidisciplinares, respeitando os valores e a identidade da cidade de Lisboa.

Promovido pelo Departamento de Educação da Câmara Municipal de Lisboa e destinando-se a crianças do ensino pré-escolar, alunos dos 1.º, .2º e 3.º ciclos, do ensino básico e secundário e à comunidade educativa, o programa oferece várias atividades nas e para as escolas.

Mais informações: letrascoresesaberes@cm-lisboa.pt ou nas redes sociais:
Facebook
Instagram

  Conhecer a Oferta Educativa

É uma plataforma digital, que tem como objetivos transformar o acesso de jovens e adultos, de qualquer condição social, a oportunidades de aprendizagem relevantes para o seu sucesso pessoal e profissional, capacitando-os para o mercado de trabalho, para o seu desenvolvimento pessoal e para uma cidadania ativa.

Esta plataforma sistematiza oportunidades de aprendizagem para as pessoas desenvolverem os seus interesses ou objetivos de aprendizagem de uma forma flexível e aberta, gerando, de acordo com os critérios definidos pelos fornecedores de aprendizagem, micro-certificados (open badges) para cada aprendizagem ou lista de aprendizagens.

Foi criada pela organização internacional Badgecraft e desenvolvida para Lisboa pela Câmara Municipal, no âmbito de um projeto internacional cofinanciado pela Comissão Europeia. 

Mais informação

O projeto Orquestra Geração destina-se a crianças em situação de maior vulnerabilidade educativa e social e a escolas onde o abandono escolar e os problemas de convivência multicultural são mais sensíveis. Em Lisboa, o projeto está presente em cinco núcleos escolares do ensino básico e secundário: 

  • Polo Francisco Arruda: Escola Básica Alexandre Herculano, EB2,3 Francisco Arruda e EB Alto de Santo Amaro
  • Polo de Benfica: Escola Básica (EB) Arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles, EB Pedro de Santarém, EB Jorge Barradas e Escola Secundária José Gomes Ferreira
  • Polo das Olaias: Escola Básica do Armador e EB2,3 das Olaias
  • Polo Gil Vicente: Escola Básica de Santa Clara e Escola Básica e Secundária Gil Vicente
  • Polo Pintor Almada Negreiros: Jardim-de-infância Alta de Lisboa, EB Alta de Lisboa e EB Pintor Almada Negreiros

No ano letivo 2022/2023, este projeto abrange um universo total de 289 alunos, que corresponde a um aumento significativo relativamente ao ano transato que rondou os 187 alunos a cumprir o programa orquestral.

Em 2018 teve início a “Orquestra dos Afetos”, na escola básica da Alta de Lisboa, onde se verificam graves disfunções sócio urbanísticas, especialmente vocacionada para crianças dos 4 aos 6 anos e é frequentada no presente ano letivo por 75 crianças, com aulas de expressão musical.

A formação da Orquestra Jovem Municipal Geração Lisboa, varia entre os 55 e os 65 alunos, provenientes de todos os diferentes polos da Orquestra de Lisboa.

Destinado aos alunos de todos os níveis de ensino (desde o pré-escolar ao secundário), da rede pública da cidade de Lisboa, promove: a educação não formal, com uma oferta educativa alargada e diversificada, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e informados. Assente em quatro áreas  – educação científica e ambiental, educação desportiva, educação cultural e a educação cívica – o programa visa aprofundar os conhecimentos dos alunos, através de visitas/atividades, realizadas pelos parceiros da Rede do Programa.
Os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, em cada visita/atividade, apresentam o seu Passaporte Escolar, que é carimbado com a indicação da data e local visitado, ficando os mesmos com o registo do seu percurso, ao concluir o ciclo letivo do ensino Pré-Escolar e 1.º CEB.

O transporte das crianças, alunos e professores é assegurado, mediante disponibilidade, pela Câmara Municipal de Lisboa.

Saiba como fazer- Consulte a lista de pedidos da área "Educação"

Guias da Oferta Educativa 2023/2024 do Passaporte Escolar
Pré-Escolar
1.º ciclo
2.º ciclo
3.º ciclo
Secundário

Listagem de parceiros da Rede do Programa Passaporte Escolar (ano letivo 2023/2024)

É uma medida, destinada a todos os residentes na cidade de Lisboa com idade até aos 23 anos e com mais de 65 anos (inclusive) que permite tornar mais abrangente o acesso gratuito aos equipamentos e espaços culturais, incluindo as galerias, monumentos, museus, teatros e cinema geridos pela EGEAC, bibliotecas municipais e Polo Cultural Gaivotas/Boavista.  Para ter acesso, basta apresentar o cartão de cidadão nas bilheteiras. 

A gratuitidade também é aplicada a escolas e organizações que estão localizadas no concelho de Lisboa, independentemente do local de residência dos seus alunos. Todos os alunos com idade até os 23 anos que vêm em grupo através de uma escola doconcelho de Lisboa estão isentos de pagamento. A reserva de grupo deve ser feita em nome da escola. 

Mais informação

O Programa da Mobilidade Escolar integra um conjunto de instrumentos que promovem e sensibilizam a comunidade escolar para a necessidade de adotar padrões de mobilidade mais ativos e sustentáveis, como andar a pé, de bicicleta ou de transportes públicos.

Conheça as todos os projetos e iniciativas desenvolvidas nas escolas do município de Lisboa.

O programa teve início no ano letivo 2022/2023 e tem como objetivo transformar as salas de aula em academias de participação, tornando a educação para a cidadania mais simples para os professores e divertida para os alunos.

Conta com diversas iniciativas como a realização de Assembleias nas Escolas, com a presença dos decisores políticos, votação digital de propostas políticas, sugestões para melhoria da comunidade e sinalização de melhorias a fazer no espaço público, que se traduz no aumento da participação, da cidadania ativa e do bem-estar das comunidades.

O programa está implementado em várias zonas do país. Em Lisboa, encontra-se a decorrer nos agrupamentos de Escolas Passos Manuel, Patrício Prazeres e Pintor Almada Negreiros, com financiamento do prémio "Lidl Mais Ajuda".

O kit «MISSÃO H2O LISBOA» foi criado com o objetivo de dar a conhecer a obra do Plano Geral de Drenagem às crianças do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.

Mais informação e download dos materiais 

O projeto SEED é um desafio proposto aos alunos, aos professores e aos parceiros do ecossistema empreendedor de Lisboa, com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências empreendedoras nas faixas etárias mais jovens (9.º ao 12.º ano), criando oportunidades para que estes alunos possam aprender a trabalhar em equipa, estimulando a sua criatividade e autonomia, valorizando as suas competências e ajudando a transformar as suas ideias em valor para a comunidade, promovendo assim uma ligação entre a escola e o mundo do trabalho, com especial enfoque nas áreas tecnológicas e criativas.

Mais informação

O projeto “Study in Lisbon” resulta de uma parceria entre todas as entidades de Lisboa que se interessam pela promoção, divulgação e consolidação do potencial intelectual e científico da cidade. 

Este projeto tem por objetivo unir o maior número possível de entidades para que, através de iniciativas conjuntas, divulguem e promovam internacionalmente o potencial científico e académico e as instituições da cidade, contribuindo, deste modo, para a atração de talentos, estudantes e investigadores nacionais e estrangeiros, para Lisboa.

Para centralizar toda a informação disponível, o projeto conta com uma plataforma agregadora de conteúdos, parceiros e iniciativas, que tem como objetivo dar a conhecer a cidade enquanto hub global nos domínios do conhecimento e da inovação.

Site do projeto