Programas e Iniciativas

Programa de alimentação escolar destinado a promover a aquisição de hábitos alimentares saudáveis e diminuir os fatores de risco, favorecendo o crescimento, desenvolvimento e prevenção de doenças ao longo da vida.

O programa centra-se em atividades temáticas, workshops e ações de sensibilização, junto de Jardins de Infância, EB 1.º ciclo, EB 2.º/3.º ciclo e secundárias.

O Vegi é a mascote do Crescer Saudável. É um legume humanizado, muito divertido e saudável, que interage com as crianças nas diversas iniciativas do programa.

Acompanhe as atividades desenvolvidas na página de Facebookdo programa.

Consulte o Programa Alimentação Escolar - Crescer Saudável
 

O DESCOLA é um projeto de intervenção estratégica do município de Lisboa para a promoção da educação cultural e ambiental nas escolas, através da Direção Municipal de Cultura, da EGEAC, da Direção Municipal do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia e da Lisboa E-Nova. Envolve equipamentos municipais culturais, entre museus, bibliotecas, arquivos, monumentos, galerias, cinemas, teatros, e equipamentos ligados à natureza como quintas, jardins e parques, na valorização da dimensão educativa do património cultural e natural da cidade, fazendo-o chegar a todos, e ao longo da vida, como fonte de inspiração e sentido de pertença.

As atividades propostas no Descola estão alinhadas com metodologias de aprendizagem não-formal, têm como referência as orientações das Competências Chave do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, filiam-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e promovem o património cultural e natural de Lisboa como campo de pesquisa, de participação, de questionamento e de criatividade.

Mais informação     

O desporto escolar estimula a atividade física e a formação desportiva como meios de promoção do sucesso dos alunos, de estilos de vida saudáveis, valores e princípios associados a uma cidadania ativa.

Conheça as atividades desenvolvidas nas escolas de Lisboa, apoiadas pela autarquia:

 Clubes de Mar
 Programa de Apoio à Educação Fisíca Curricular

É um programa de educação para as literacias que se foca na formação das crianças e jovens do ensino público de Lisboa, motivando-os para práticas de leitura e de aprendizagens multidisciplinares, respeitando os valores e a identidade da cidade de Lisboa.

Promovido pelo Departamento de Educação da Câmara Municipal de Lisboa e destinando-se a crianças do ensino pré-escolar, alunos dos 1.º, .2º e 3.º ciclos, do ensino básico e secundário e à comunidade educativa, o programa oferece várias atividades nas e para as escolas.

Mais informações: letrascoresesaberes@cm-lisboa.pt ou nas redes sociais:
Facebook
Instagram

  Conhecer a Oferta Educativa

O projeto Orquestra Geração destina-se a crianças em situação de maior vulnerabilidade educativa e social e a escolas onde o abandono escolar e os problemas de convivência multicultural são mais sensíveis. Em Lisboa, o projeto está presente em cinco núcleos escolares do ensino básico e secundário: 

  • Polo Francisco Arruda: Escola Básica Alexandre Herculano, EB2,3 Francisco Arruda e EB Alto de Santo Amaro
  • Polo de Benfica: Escola Básica (EB) Arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles, EB Pedro de Santarém, EB Jorge Barradas e Escola Secundária José Gomes Ferreira
  • Polo das Olaias: Escola Básica do Armador e EB2,3 das Olaias
  • Polo Gil Vicente: Escola Básica de Santa Clara e Escola Básica e Secundária Gil Vicente
  • Polo Pintor Almada Negreiros: Jardim-de-infância Alta de Lisboa, EB Alta de Lisboa e EB Pintor Almada Negreiros

No ano letivo 2022/2023, este projeto abrange um universo total de 289 alunos, que corresponde a um aumento significativo relativamente ao ano transato que rondou os 187 alunos a cumprir o programa orquestral.

Em 2018 teve início a “Orquestra dos Afetos”, na escola básica da Alta de Lisboa, onde se verificam graves disfunções sócio urbanísticas, especialmente vocacionada para crianças dos 4 aos 6 anos e é frequentada no presente ano letivo por 75 crianças, com aulas de expressão musical.

A formação da Orquestra Jovem Municipal Geração Lisboa, varia entre os 55 e os 65 alunos, provenientes de todos os diferentes polos da Orquestra de Lisboa.

Destinado aos alunos de todos os níveis de ensino (desde o pré-escolar ao secundário), da rede pública da cidade de Lisboa, promove: a educação não formal, com uma oferta educativa alargada e diversificada, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e informados. Assente em quatro áreas  – educação científica e ambiental, educação desportiva, educação cultural e a educação cívica – o programa visa aprofundar os conhecimentos dos alunos, através de visitas/atividades, realizadas pelos parceiros da Rede do Programa.
Os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, em cada visita/atividade, apresentam o seu Passaporte Escolar, que é carimbado com a indicação da data e local visitado, ficando os mesmos com o registo do seu percurso, ao concluir o ciclo letivo do ensino Pré-Escolar e 1.º CEB.

O transporte das crianças, alunos e professores é assegurado, mediante disponibilidade, pela Câmara Municipal de Lisboa.

Saiba como fazer- Consulte a lista de pedidos da área "Educação"

Guias da Oferta Educativa 2023/2024 do Passaporte Escolar
Pré-Escolar
1.º ciclo
2.º ciclo
3.º ciclo
Secundário

Listagem de parceiros da Rede do Programa Passaporte Escolar (ano letivo 2023/2024)