Ementas


Transporte Escolar

Transporte escolar "Alfacinhas"

É um serviço de transporte escolar gratuito, destinado aos alunos do 1.º CEB, que residam a mais de 12 minutos a pé do estabelecimento escolar onde estão matriculados, desde que dentro da área de influência do respetivo agrupamento de escolas. Este transporte só funciona nas Escolas que estão abrangidas por este serviço.

O transporte é feito a partir de paragem de proximidade relativamente à residência do aluno e funciona da seguinte forma:

  • de manhã, até à escola
  • ao fim da tarde, da escola de volta à mesma paragem, em horários pré-definidos e acompanhado por vigilantes.

A documentação necessária para poder usufruir deste serviço será entregue pela escola aos pais e encarregados de educação, sempre que por estes solicitada.

No ano letivo 2021/2022 o Transporte Escolar Alfacinhas funciona nas seguintes escolas:

  • Agrupamento de Escolas D. Dinis: Escolas Básicas dos Lóios;
  • Agrupamento de Escolas Manuel da Maia: Escolas Básicas Santo Condestável e Vale de Alcântara;
  • Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna: Escolas Básicas Mestre Querubim Lapa, Mestre Arnaldo Louro de Almeida e São Sebastião da Pedreira;
  • Agrupamento de Escolas Olaias: Escolas Básicas Actor Vale e Bairro do Armador;
  • Agrupamento de Escolas Professor Lindley Cintra: Escolas Básicas Quinta dos Frades e Eurico Gonçalves.

Apoios em Transportes para visitas de estudo (estabelecimentos escolares da rede pública)

Para o ano letivo 2021/2022, a CML aprovou a atribuição de uma verba para visitas de estudo de €20,00 por aluno do 1º ciclo de escalão A, B da ASE e alunos com medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão. Este apoio é transferido para o agrupamento

A autarquia, no âmbito do Passaporte Escolar, de modo a facilitar o acesso ao serviço educativo dos diversos parceiros do Programa, os alunos do pré-escolar ao 3.º ciclo podem usufruir de transporte gratuito, de acordo com a disponibilidade dos autocarros “Alfacinhas”.

Saiba como fazer- Consulte a lista de pedidos da área "Educação"

As Entidades e Estabelecimentos Educativos da rede pública podem ainda solicitar o transporte da frota da Câmara Municipal de Lisboa. Para tal, terão que preencher e que enviar o formulário de transporte para o Departamento de Educação através do endereço de correio eletrónico de.dase@cm-lisboa.pt. Posteriormente serão contactados, para saber se existe disponibilidade de transporte na data pretendida.

Caso haja disponibilidade, deverão efetuar um pedido de atribuição de apoios pelo município de Lisboa. Saiba como fazer- Consulte a lista de pedidos da área "Educação"

Cartão Navegante Escola

É um cartão Lisboa Viva, que identifica o aluno e a escola ou agrupamento escolar a que pertence, e que tem associado as valências de mobilidade gratuita à rede de transportes públicos coletivos dos 18 concelhos da área metropolitana de Lisboa. Oferece, ainda, acesso gratuito nos monumentos e museus da EGEAC no concelho de Lisboa.

Destinatários
Todas as crianças que frequentem o 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico numa escola da rede escolar da cidade de Lisboa, pública ou particular.

Mais informação