Transporte escolar

É um serviço de transporte escolar gratuito, destinado aos alunos do 1.º CEB, que residam a mais de 12 minutos a pé do estabelecimento escolar onde estão matriculados, desde que dentro da área de influência do respetivo agrupamento de escolas. Este transporte só funciona nas Escolas que estão abrangidas por este serviço.

O transporte é feito a partir de paragem de proximidade relativamente à residência do aluno e funciona da seguinte forma:

  • de manhã, até à escola
  • ao fim da tarde, da escola de volta à mesma paragem, em horários pré-definidos e acompanhado por vigilantes.

A documentação necessária para poder usufruir deste serviço será entregue pela escola aos pais e encarregados de educação, sempre que por estes solicitada.

No ano letivo 2020/2021 o Transporte Escolar Alfacinhas funciona nas seguintes escolas:

  • Agrupamento de Escolas D. Dinis: Escolas Básicas dos Lóios;
  • Agrupamento de Escolas Manuel da Maia: Escolas Básicas Santo Condestável e Vale de Alcântara;
  • Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna: Escolas Básicas Mestre Querubim Lapa, Mestre Arnaldo Louro de Almeida e São Sebastião da Pedreira;
  • Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves: Escola Básica Arquitecto Victor Palla;
  • Agrupamento de Escolas Olaias: Escolas Básicas Actor Vale e Bairro do Armador;
  • Agrupamento de Escolas do Restelo: Escola Básica do Bairro do Restelo;
  • Agrupamento de Escolas Professor Lindley Cintra: Escolas Básicas Quinta dos Frades e Eurico Gonçalves.

São disponibilizados autocarros para a realização de visitas de estudo, mediante o pagamento de um preço definido na Tabela de preços e outras receitas do município.

Para tal, o professor titular da turma deve remeter um pedido de requisição de serviço de transporte.

Mais informações

É um cartão Lisboa Viva, que identifica o aluno e a escola ou agrupamento escolar a que pertence, e que tem associado as valências de mobilidade gratuita à rede de transportes públicos coletivos dos 18 concelhos da área metropolitana de Lisboa. Oferece, ainda, acesso gratuito nos monumentos e museus da EGEAC no concelho de Lisboa.

Destinatários
Todas as crianças que frequentem o 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico numa escola da rede escolar da cidade de Lisboa, pública ou particular (a emissão do cartão está dependente da adesão da escola e do consentimento dos pais/encarregados de educação).

Mais informação