Economia e Inovação
Made of Lisboa
A plataforma Made of Lisboa, que simboliza e representa o ecossistema empreendedor e tecnológico e a comunidade criativa de Lisboa, é a face da Câmara Municipal de Lisboa para esta área e um dos pilares visíveis da estratégia pensada para o desenvolvimento económico da cidade.
A Made Of Lisboa agrega as comunidades empreendedoras, criativas e tecnológicas da cidade e parceiros que atuam nestas áreas. A sua missão é federar e promover todo o ecossistema empreendedor, reforçando o sentido de comunidade do mesmo, criando oportunidades de ligação, online e offline, entre os diversos atores e as diversas atividades profissionais (essencialmente de cariz inovador e tecnológico) do ecossistema.
Esta plataforma foi criada porque sabemos o valor que a informação credível e atualizada tem. Porque estamos conscientes da importância do networking no sucesso dos negócios e das ideias. Sabemos que boas ligações atraem bons investimentos. E que para fazer crescer uma ideia, um negócio, uma empresa, é fundamental um ecossistema extremamente organizado e interligado. Uma comunidade vibrante.
Uma estratégia de empreendedorismo da cidade de Lisboa estruturada em torno de um ECOSSISTEMA permite trabalhar e desenvolver projetos e iniciativas que respondem a desafios críticos da economia da cidade, entre os quais se sublinham os seguintes:
- ligar de forma efetiva diferentes atores (Incubadoras; Programas de Aceleração de Empresas; Espaços de Coworking; Fab Labs; instituições e programas de financiamento; Mentores);
- reforçar a ligação entre Grandes Empresas e startups e PMEs. Dois grandes exemplos foram as duas sessões na Bolsa de Valores de Lisboa (Euronext Lisboa) juntando grandes empresas cotadas em Bolsa e startups ou empresas early stage que fazem parte do ecossistema empreendedor de Lisboa e dois STARTUP MEETUP LISBOA que ocorreram em 2016, envolvendo 20 grandes empresas, investidores e mais de 90 startups;
- melhorar a ligação entre o sistema Científico e tecnológico da cidade e da região e o tecido empresarial;
- trabalhar de forma mais efectiva e próxima com as Universidades estruturando e reforçando o seu papel e função no ecossistema empreendedor de Lisboa;
- trabalhar não apenas o ecossistema a uma escala local e regional mas simultaneamente desenvolver uma estratégia de internacionalização e expansão global do ecossistema, permitindo a atracão de empreendedores, investidores e outros atores. O prémio recebido por Lisboa – European Entrepreneurship Region 2015 atribuído pelo Comité das Regiões, e mais recentemente, Lisboa acolheu o Web Summit, são dois exemplos claros desta afirmação internacional.
MAPA: O ecossistema mapeado no território. O mapa oficial do Ecossistema Empreendedor de Lisboa onde é possível encontrar todos os inovadores, empresas e espaços de inovação da cidade e ao qual todos se podem juntar.
DIRECTÓRIO: Locais, pessoas e empresas. Encontra e acompanha quem pertence ao ecossistema, quais os seus negócios, quem são os seus parceiros e enviar-lhes uma mensagem.
ARTIGOS: Casos, dicas e referências. Podes escrever, acompanhar ou consultar artigos sobre o que outros empreendedores, CEOs ou Empresas pensam e sobre o que escrevem. Divulga os teus artigos, informa, inspira e torna-te uma influência para a tua comunidade MADE OF LISBOA.
CALENDÁRIO DE EVENTOS: Descobre quais os eventos, reuniões e encontros agendados na cidade e quais os mais relevantes para ti ou para o teu negócio/ empresa.
Muitas startups que começaram a sua atividade em algumas das incubadoras da cidade, expandiram a sua atividade e ocupam actualmente espaços de escritórios autónomos em Lisboa (vd. Uniplaces; nMusic; Science4You, LandingJobs, Unbabel; Ezimut; entre outras). É esta diversidade, densidade e qualidade de actores que confere uma grande dinâmica ao ecossistema empreendedor de Lisboa, visível a uma escala nacional e internacional.
NÚMEROS DO ECOSSISTEMA (Analytics)
18
incubadoras & aceleradores
05
fablab / espaços makers
+40
espaços de coworking
4.750
total das empresas criadas em Lisboa (2015)
+180
(milhões de euros)
investimento obtido pelas startups
475
startups nas incubadoras (2016)
3.164
emprego nas incubadoras & alumni (2016)
1.348
startups nas incubadoras e alumni (2014 - 2016)
5.730
emprego nas incubadoras & alumni (2014 - 2016)
700
empresas criadas nos sectores high tech (Lisbon, 2014 - 2016)