Crianças e Jovens

Programas e Apoios

Destinatários: jovens, professores e outros profissionais da educação e técnicos de instituições que trabalhem com jovens

Objetivo: contribuir para a formação de multiplicadores de educação em direitos humanos que são determinantes para acelerar a mudança de atitudes, capacidades e conhecimentos, nas áreas da Cidadania e das novas metodologias de aprendizagem, em conformidade com o Eixo B das Grandes Opções do Plano - Combater exclusões, defender direitos.

Ações: Têm carácter de continuidade, num mínimo de 4 sessões de 2 horas e meia por grupo, onde se aprofundam os Direitos Humanos, enquadrados pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, pela Carta do Conselho da Europa sobre a Educação para a Cidadania Democrática e a Educação para os Direitos Humanos e pelo Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos, cujo enfoque atual (4.ª fase) é a juventude.

As ações são preparadas à medida de cada grupo, indo ao encontro dos interesses e questões dos jovens presentes, usando as metodologias da Educação Não Formal e da Educação em Direitos Humanos, numa abordagem sistémica e transdisciplinar.

Nas sessões promovem-se vivências e dinâmicas que permitam aos jovens e aos professores ou outros profissionais conhecerem e experimentarem formas diversas de aprender e ensinar, estimulando sempre o conhecimento, o pensamento crítico e criativo, a iniciativa e a cooperação, entre outras competências, em sintonia com o preconizado no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

No final das sessões, nas escolas ou noutros contextos, os jovens terão mais consciência e mais ferramentas para lidar com a realidade, e serão eles próprios a promover e proteger esses direitos e liberdades que são os alicerces da cidadania e do Estado democrático.

Inscrição: envio de email para lxjovem@cm-lisboa.pt

A modalidade do serviço – confeção local e/ou catering, é criteriosamente escolhida em função das condições de cada escola.

Consulte as ementas das Escolas de Lisboa

Surge no âmbito do Projeto “Luz Verde à Criança” do Instituto de Apoio à Criança, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, e pretende constituir um recurso para o atendimento psicológico, social e jurídico de situações diagnosticadas, com especial incidência de crianças e jovens em situação de risco.

Atendimento sujeito a marcação
 Rua António Patrício, 20, 2º Esq. - 1700-048 Lisboa
 213 617 880
 iac-sede@iacrianca.pt

Destinatários: Jovens vítimas de violência entre pares

Objetivo: Criar uma resposta integrada de apoio e prevenção a situações de violência entre pares (bulliyng) e nas relações de intimidade (violência no namoro) em parceria com a Associação Questão de Igualdade.

Contactos
 Espaço Lx Jovem (Gabinete Local de Apoio): apoio psicológico individual ou em grupo
 2.ªs e 5.ªs feiras das 10h00 às 13h00

Mais informaçoes sobre os transportes escolares disponbilizados pela autarquia aos alunos da rede pública, residentes em Lisboa

O Universo D visa sensibilizar para uma mudança de paradigma sobre o conceito de participação, para a importância da escuta e para o verdadeiro direito à opinião da criança e do jovem.

Destinatários
Crianças (a partir dos 5 anos), jovens, famílias e técnicos nas áreas da infância e juventude.

Contactos:
 Rua B ao Bairro da Liberdade, lotes 3 a 6
 E-mail: universod@cm-lisboa.pt
 Telefone: +351 218 170 650

O Conselho Municipal de Juventude é o órgão consultivo do município sobre matérias relacionadas com a política de juventude, tendo sido instituído pela Lei n.º 8/2009, de 18 de fevereiro, alterada pela Lei nº 6/2012, de 10 de fevereiro.