Programa de Apoio à Educação Fisíca Curricular

O programa promove a oferta de 4 Blocos:

  • Natação
  • Jogos
  • Atividades rítmicas e expressivas
  • Lisboa Sem Rodinhas

Público: alunos do 1.º ciclo do ensino básico de escolas públicas de Lisboa, incluindo alunos com necessidades educativas.

Acesso: gratuito para os alunos e estabelecimentos de ensino. No bloco da natação, o transporte dos alunos é assegurado pela Câmara Municipal de Lisboa.

Funcionamento

Em cada ano letivo e durante um período de 6 semanas consecutivas, cada turma beneficia de 12 aulas organizadas em 2 sessões semanais de 45 minutos cada, em horário curricular.

O Lisboa Sem Rodinhas decorre durante 3 semanas, composto por 2 sessões semanais de 45 minutos. As práticas de coadjuvação são privilegiadas no Programa de Apoio à Educação Física Curricular.

Todos os alunos que apresentam necessidades educativas acentuadas e persistentes e que exigem recursos especializados de apoio à aprendizagem, integram a vertente do Programa de Apoio para as Unidades de Apoio Especializado.

Em cada ano letivo e durante um período de 30 semanas, no horário curricular, cada aluno beneficia de 15 aulas consecutivas individuais, no Bloco de Natação e 15 aulas consecutivas de grupo no Bloco de Atividades Rítmicas e Expressivas, sob a responsabilidade do professor de ensino especial, coadjuvado por técnicos especializados.

Os festivais de encerramento realizam-se no final de cada turno do Bloco da Natação, com o objetivo de demonstrar as competências adquiridas ao longo das aulas. Para esta atividade são convidados os Encarregados de Educação e outros familiares.

A Festa de Finalistas é destinada aos alunos do 4º ano de escolaridade, esta atividade encerra o ciclo de formação da área de Educação Física mais completo e consentâneo com o seu desenvolvimento.

O Programa de Apoio à Educação Fisíca Curricular em números

  • Infográficos2 MB

    Apoio à Educação Fisíca Curricular - 10 anos