COVID-19 Medidas e Informações

Combater Exclusões, Defender Direitos

Uma cidade da cidadania para todos, que combate exclusões, defende direitos e promove o seu acesso universal

Promoção do desporto e atividade física

Lisboa tem condições ímpares para a prática de atividades desportivas, ao ar livre e através da utilização da rede de equipamentos desportivos municipais. Incentivar a prática desportiva, a utilização das piscinas, estádios, pistas de atletismo, aparelhos de fitness e outros espaços na cidade, como os parques, jardins, zona ribeirinha, rio Tejo e Parque de Monsanto tem impactos na saúde individual, no combate ao isolamento e na adoção de estilos de vida saudáveis.

A candidatura de Lisboa a capital europeia do desporto poderá constituir um marco importante para a cidade, os cidadãos e os atletas, de todas as categorias e idades. Deve dar-se um novo impulso a programas de inclusão pelo desporto e práticas desportivas de crianças e jovens em risco de exclusão. Uma especial atenção deve ser dedicada a programas de atividade física para idosos, que permitam melhorar a sua mobilidade e proporcionar maior convívio.


A Carta Desportiva é um instrumento estratégico fundamental para o desenvolvimento desportivo sustentado do município. Deve ser entendida como um processo sujeito a monitorização, de modo a ajustar as propostas à realidade de cada momento, no que respeita à demografia, ao território e às tendências de procura.

Lisboa iniciou o processo de candidatura em maio de 2016. Dia 25 de novembro de 2017, a ACES - European Capitals and Cities of Sport Federation, escolheu Lisboa como Capital Europeia do Desporto 2021.

A candidatura de Lisboa traduz a consciência da cidade para a importância da atividade física e do desporto, como fator determinante à construção de uma cidade mais humana, igualitária, inclusiva, moderna e sustentável.

Em Lisboa, desenvolvemos o desporto em parceria com os agentes desportivos, o meio associativo, a rede escolar e as Freguesias.