Rede de Bibliotecas

A biblioteca pública oferece as condições básicas para a aprendizagem ao longo da vida, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural do indivíduo e dos grupos sociais.

De acordo com o Programa Estratégico Biblioteca XXI, e os princípios da UNESCO, a Rede Municipal de Bibliotecas de Lisboa disponibiliza aos lisboetas um conjunto de serviços, quer presencialmente, quer através da Internet. Aqui, pode consultar ou solicitar o empréstimo de livros, jornais e revistas, CD’s, DVD’s e outros documentos, ter acesso às tecnologias da comunicação e da informação, assistir a colóquios, debates, visitar exposições e assistir a espetáculos.

Mais informações

Rede de bibliotecas escolares

A promoção das literacias de informação tem por base o princípio da criação e estimulação das condições de acesso ao conhecimento e à informação nas escolas e jardins de infância da rede pública de Lisboa.

No âmbito do Programa Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), em 2009 foi assinado em o Acordo de Cooperação entre a Autarquia e o Ministério da Educação, o qual, mediante a ação articulada da coordenação concelhia RBE e do Grupo de Trabalho para as Bibliotecas Escolares da CML, envolve os serviços municipais de Educação e de Bibliotecas.

Nesse âmbito, pretende-se promover o espaço biblioteca escolar dentro da comunidade escolar, como um serviço ativo e promotor de uma educação formal e informal, criando, renovando, adaptando e desenvolvendo a rede de bibliotecas escolares numa lógica integrada em termos de recursos disponíveis, com especial incidência nas escolas do 1º ciclo do ensino básico, contribuindo de forma determinante para o processo educativo, nomeadamente na promoção das literacias e da leitura.

É um serviço gratuito que visa complementar o processo de aprendizagem do aluno fornecendo e garantindo o acesso ao conhecimento em vários ambientes (sala de aula, casa, biblioteca) e apoiar os professores e educadores na aplicação e desenvolvimento dos currículos. Está presente através de diferentes canais e pode ser acedido por diversas vias. Algumas das Bibliotecas Escolares de Lisboa marcam já presença nas redes sociais e na web através da disponibilização de conteúdos, acesso à informação e recursos.

Atualmente a RBEL integra 95 bibliotecas escolares de estabelecimentos de todos os níveis de ensino, desde o ensino pré-escolar ao secundário.