Promover o bem-estar animal junto da comunidade

  • Concretizar a expansão da Casa dos Animais de Lisboa (CAL) e garantir os recursos humanos e materiais necessários para garantir a saúde, a proteção e o bem-estar dos animais.

  • Executar obras nas instalações do Centro de Recuperação dos Animais Silvestres de Lisboa - LxCRAS e garantir os recursos humanos e materiais necessários para assegurar o tratamento e a recuperação dos animais acolhidos antes de serem devolvidos à natureza. 

  • Dotar a Provedoria Municipal dos Animais de Lisboa de todos os recursos humanos e materiais necessários ao seu pleno funcionamento. 

  • Realizar campanhas de esterilização para animais de pessoas com fracos recursos económicos, em parceria com Associações de Veterinários, Ordem dos Médicos Veterinários, Universidades ou outras entidades. 

  • Disponibilizar um Hospital Veterinário ou Ambulatório para efetuar tratamentos aos animais cujos detentores têm comprovadas carências económicas. 

  • Corresponder às necessidades de novos Parques Caninos 


Provedoria dos Animais de Lisboa

A Provedoria dos Animais de Lisboa foi criada em 2013. É autónoma, imparcial, com competência fiscalizadora circunscrita ao município.

A sua autonomia, face aos órgãos municipais, decorre da natureza da sua missão: garantir a defesa e prossecução dos direitos e interesses legítimos dos animais de Lisboa, se necessário perante os órgãos municipais, os serviços municipais e as empresas municipais de Lisboa.

Mais informação