Tipos de Recolha

O município de Lisboa é responsável pela recolha e transporte dos resíduos indiferenciados (lixo comum) e dos materiais recicláveis, garantindo o seu encaminhamento para tratamento e valorização.

Ecoponto

Ecopontos e vidrões

A recolha seletiva em Lisboa começou com o vidro, através dos ecopontos. Atualmente, a recolha seletiva em ecopontos e ecoilhas é complementar à recolha seletiva porta-a-porta.

Ecoilhas

Ecoilhas

Nos bairros periféricos, as ecoilhas estão instaladas na via pública: incluem contentores para resíduos indiferenciados, e recicláveis (papel, embalagens e vidro).

Lixo volumoso

Recolha a pedido

A recolha de lixo volumoso (gratuita), bem como de papel, embalagens, resíduos eletrónicos, resíduos verdes, e resíduos de construção, pode ser pedida à câmara.

Porta-a-porta

Porta-a-porta

A recolha de resíduos indiferenciados (lixo comum) em Lisboa é realizada, na sua maioria, em circuitos porta-a-porta, em contentores atribuídos aos particulares, ou grandes produtores (restauração, mercados, comércio e serviços). Esta recolha é complementada, em zonas de grande produção de resíduos, com recolha em contentores enterrados localizados na via pública.

Os horários, dias de recolha, e equipamentos utilizados (contentores, sacos, fardos de papel) podem variar de acordo com o local.

No setor não doméstico, em determinados produtores de resíduos (restauração, mercados, comércio e serviços), também é realizada a recolha de vidro e/ou resíduos biodegradáveis (orgânicos) à porta dos estabelecimentos, através de contentores individuais.

Nos bairros históricos, são utilizados sacos de plástico, de cor diferenciada para os diferentes tipos de resíduos, mas está a ser implementado progressivamente um sistema de contentores comuns na via pública, com dias de recolha definidos.

Consulte aqui as áreas abrangidas pelo sistema de recolha seletiva porta-a-porta.

Saiba mais aqui sobre a distribuição de sacos e contentores.

Registe os seus pedidos nos seguintes canais:

 Na minha Rua

 +351 808 203 232 | +351  218 170 552 (das 8:00 às 20:00, de 2ª feira a sábado)

 Atendimento municipal

 Junta de freguesia