Programa integrado de Educação Ambiental para a Sustentabilidade

A distinção de Lisboa como Capital Verde Europeia 2020 reconhece o esforço e o compromisso da autarquia com a proteção do ambiente e desenvolvimento sustentável.

Este programa pretende sensibilizar, capacitar e incentivar os munícipes a participar, de modo a alcançar as metas definidas pelo município para o ambiente, clima e energia.

Estufa Fria de Lisboa, Parque Florestal de Monsanto, Quinta Pedagógica dos Olivais, Parques e Jardins de Proximidade e Parques Hortícolas, entre outros, são espaços da cidade que privilegiámos para o desenvolvimento de atividades que visam o reforço de uma cidadania mais consciente para a tomada de decisões ambientalmente responsáveis e a aquisição de competências socio-emocionais.


Exploramos o Verde perto de Nós!

Através do mapa interativo descubra os parques e jardins em seu redor, num raio até 1000 metros.

- Onde está a minha escola? Quais os espaços verdes mais próximos?...

 

 


Desafios para as escolas no âmbito da "Lisboa como Capital Verde Europeia 2020"

As escolas do concelho de Lisboa estão convidadas a participar em diversos desafios e atividades, para os diferentes graus de ensino, viabilizando a autarquia ainda a sua inscrição na rede Eco-Escolas.

Mais informações e inscrições


Projetos

Horta na Escola

Integrado na Programação Lisboa Capital Verde Europeia 2020, pretende incentivar a requalificação / criação de hortas escolares e a sua dinamização, em escolas do 1º Ciclo de Ensino Básico (CEB), incrementando simultaneamente o interesse pela biodiversidade, alimentação saudável e o consumo sustentável. Mais informações em breve.

Dado o estado atual de emergência nacional, estando de momento encerradas as escolas e suspensas as aulas presenciais até ao final do presente ano letivo, informamos que foi assim também suspensa a atividade deste Projeto. Mais informação

Mil Pássaros

O projeto «Mil Pássaros» nasceu como um meio de chamar a atenção para as questões da sustentabilidade ambiental. Uma ideia concebida e orientada pela Companhia de Música Teatral que se tem vindo a realizar em equipamentos culturais municipais e em escolas públicas de Lisboa, no âmbito do Programa Educativo da Lisboa Capital Verde Europeia 2020.

Saiba como participar neste projeto em tempo de pandemia Covid-19.

Programa Eco-Escolas

Programa internacional promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que tem por objetivo encorajar e premiar as escolas quanto ao seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade.

Candidate a sua escola à Bandeira Verde!

Jovens Repórteres para o Ambiente

Programa internacional implementado pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que pretende promover a cidadania ativa e participativa dos jovens, através da investigação e jornalismo ambiental.

Mais informações

Lisboa a compostar, outra forma de reciclar!

Para as escolas que querem participar é possível receberem um compostor nas acções de formação.

Inscreva-se