50anos25abril

O 25 de Abril é um momento marcante do nascimento da democracia portuguesa. A data simboliza o início de um caminho de profundas transformações económicas, sociais e culturais.

No momento em que o regime democrático cumpre meio século, Lisboa, um dos principais palcos da Revolução apresenta um programa comemorativo que procura reforçar a democracia e destacar algumas das principais conquistas do 25 de Abril.

Assim, as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril desenvolvem-se ao longo de todo o ano de 2024, associando-nos ainda às comemorações nacionais que vão encher a cidade dos valores de Liberdade, Paz, Democracia e Progresso.

E todos são chamados a participar e a contribuir.

Mensagem do Presidente

da Câmara Municipal de Lisboa

Um dos grandes nomes da literatura, Albert Camus, disse que a liberdade não é mais do que uma oportunidade para sermos melhores. Hoje, nos 50 anos de Abril, é o momento para recordar este valor da liberdade.

A liberdade significa um horizonte aberto de possibilidades. Significa a oportunidade de sermos melhores do que aquilo que fomos, de nos reinventarmos a cada momento, de vivermos com a audácia de olhar para o futuro sem medos.

Abril abriu este horizonte de possibilidades. Passaram 50 anos deste momento definidor daquilo que somos, e poderíamos pensar que o seu simbolismo está a esmorecer. Hoje as novas gerações dão como garantidas a liberdade e a democracia que Abril nos deu - mas não podemos dá-las como garantidas. Precisamos de lhes dar valor. Não relembrar a memória de Abril é cair na tentação da ditadura, onde o horizonte se fecha e a audácia desaparece. O 25 de Abril foi o contrário deste abaixamento do olhar; foi a audácia de ver e ir mais longe.

Lisboa celebra orgulhosamente os 50 anos daquele «dia inteiro e limpo». Fazemo-lo com um alargado programa cultural aberto a todos os lisboetas, onde as exposições se juntam ao teatro e à literatura, ao cinema e à música. Fazemo-lo porque em Lisboa temos memória e sabemos que um país sem história é um país sem futuro. E nós olhamos para o futuro.

Carlos Moedas

Programação

Em destaque

MFA - Mostra de Filmes em Alcântara

Dá mais filmes à Liberdade!

 Arquivo Municipal de Lisboa - Videoteca

 25 jan - 19 abr 2024

Uma Ideia de Futuro

Concerto 50 anos 25 de Abril em Lisboa

 Terreiro do Paço

 24 de abril / 2024 - 22h

Portas Abertas dos Paços do Concelho

As portas do edificio abrem-se ao público que pode visitar as instalações

 Praça do Município

 25 de abril - 10h às 18h

Eventos por categoria

    Também pode explorar a programação por mês na página da Agenda do site.

    Explorar por mês

    Notícias relacionadas

     

    25 de abril de 1974

     

    50 ANOS