COVID-19 Medidas e Informações

Plano municipal de testagem

A Câmara Municipal de Lisboa disponibiliza testes gratuitos a todos os moradores e a todos os comerciantes das feiras e mercados de Lisboa, assim como aos seus empregados inscritos, através de um sistema de testagem em massa que permite monitorizar o desconfinamento gradual, acautelando a transmissão do vírus na comunidade e diminuindo os contágios.

Moradores

Todos os moradores podem efetuar o teste nas farmácias aderentes (ver lista)

COLABORADORES DOS EQUIPAMENTOS CULTURAIS

São disponibilizados testes gratuitos aos colaboradores dos equipamentos culturais da cidade, que residam fora do concelho.

O pedido deverá ser efetuado pela entidade responsável pelo equipamento cultural, enviando a lista nominal e as declarações de consentimento e informação sobre proteção de dados pessoais assinadas por cada colaborador/a abrangido/a para os seguintes endereços de e-mail:

fUNCIONÁRIOS DAS ENTIDADES APOIADAS PELO LISBOA PROTEGE

São disponibilizados dois testes aos funcionários das entidades apoiadas pelo programa Lisboa Protege que residam fora do concelho de Lisboa.

A candidatura deverá ser efetuada pela entidade beneficiária do Programa.

 Candidatura

Comerciantes das feiras e mercados de Lisboa

Os comerciantes das feiras - Relógio, Galinheiras e Ladra - e dos mercados da cidade,  assim como os seus empregados inscritos, podem efetuar o teste gratuito na Unidade Móvel de Saúde da CML, no seu Mercado ou numa das farmácias aderentes (ver lista).

LISTA DAS FARMÁCIAS ADERENTES POR FREGUESIA

Contactos

Para esclarecimento de dúvidas e outras informações ligue 1400 (número gratuito)

Perguntas Frequentes

Onde se podem fazer os testes?

  • Os testes rápidos antigénio podem ser feitos nas farmácias aderentes, que estarão devidamente identificadas e disponíveis nos sites da CML e Associação Nacional de Farmácias.

Como posso fazer os testes gratuitos?

  • Tem que residir em Lisboa.
  • Basta agendar diretamente ou por telefone na sua farmácia, ou em qualquer outra da cidade que faça parte do programa.
  • Cada munícipe pode fazer um teste a cada 15 dias.

O que acontece depois de fazer o teste?

  • As farmácias aderentes estão ligadas ao SINAVE, o sistema de informação do SNS, e os resultados ficam automaticamente registados, passando a estar acessíveis às equipas de saúde pública.
  • Nos casos positivos, o cidadão será contatado por profissionais do SNS.