Apoio à Cultura

Candidaturas encerraram no dia 31 de julho de 2021

Apoio à instalação e melhoria de esplanadas

Candidaturas encerraram no dia 31 de outubro de 2021

Apoio ao Movimento Associativo Popular

Candidaturas encerraram no dia 31 de dezembro de 2021

Isenção de rendas em espaços comerciais da CML

Candidaturas encerraram no dia 31 de dezembro de 2021

Apoio às vendas e compras online

Candidaturas encerraram no dia 31 de dezembro de 2021

Apoios à economia de Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa reforçou o apoio ao tecido empresarial da cidade. Anunciadas no final de janeiro, as novas medidas do Programa Lisboa Protege + incluem o alargamento do apoio a fundo perdido a mais Empresas e Empresários, o programa de apoio à instalação e melhoria de Esplanadas, a Isenção de Rendas em espaços comerciais (sob gestão CML e empresas municipais), e um apoio especialmente dirigido ao setor dos táxis.

Programa de Apoio à Cultura

Lisboa Protege é uma iniciativa enquadrada nas medidas extraordinárias de apoio à economia da cidade de lisboa apresentadas no dia 11 de novembro de 2020.

Esta iniciativa tem como principal objetivo disponibilizar um apoio extraordinário ao ao tecido empresarial da cidade, nomeadamente ao setor da indústria, comércio a retalho, restauração, atividades desportivas, atividades culturais e artísticas da cidade.

As candidaturas ao fundo Lisboa Protege terminaram no passado dia 31 de julho de 2021.

Contactos

 email: fundolisboaprotege@cm-lisboa.pt
(mencionar no assunto “Lisboa Protege")

 telefone: 808203232 e 218170552

 pode também agendar atendimento presencial através dos contactos telefónicos


Programa de Apoio à Instalação e Melhoria de Esplanadas

Esta iniciativa teve como objetivo disponibilizar um apoio extraordinário, através da atribuição de apoios financeiros à aquisição de mobiliário de esplanadas abertas, adequado às condições climatéricas de inverno para utilização dos estabelecimentos de restauração, visando fomentar, na cidade de Lisboa, o prolongamento da atividade destes estabelecimentos para o exterior com as condições necessárias ao seu adequado funcionamento, durante os meses com condições climatéricas menos favoráveis à fruição do ar livre.

As candidaturas terminaram no passado dia 31 de outubro de 2021.

Contactos

 email: flp.esplanadas@cm-lisboa.pt
(mencionar no assunto “Programa de Apoio à Instalação e Melhoria de Esplanadas")

 telefone: 808203232 e 218170552


fes - apoio ao movimento associativo popular
Regime Extraordinário de apoio no âmbito da pandemia de Covid-19

A promoção de políticas públicas que fomentem o progresso e desenvolvimento do associativismo desportivo é uma das vertentes da ação do Município. As coletividades e clubes desportivos assumem um papel estratégico nesse desenvolvimento garantindo, à generalidade da população da cidade, o acesso ao desporto. Inverter a difícil situação vivida por estas entidades no contexto atual é uma das prioridades do Município.

No âmbito da promoção de medidas para colmatar vulnerabilidades e atender às situações de emergência o executivo decidiu manter e reforçar o Fundo de Emergência Social, designadamente,  na vertente de apoio ao Movimento Associativo Popular e entidades com fins altruísticos, incluindo clubes e coletividades.

As candidaturas terminaram no passado dia 31 de dezembro de 2021.


Isenção de rendas em espaços comerciais da CML

Isenção do pagamento de rendas, no primeiro semestre de 2021, a todos os estabelecimentos comerciais nos espaços municipais sob gestão da Câmara Municipal de Lisboa e empresas municipais;

Prorrogação do prazo de concessão em quiosques e outros equipamentos municipais no setor da restauração sob gestão da Câmara Municipal de Lisboa e empresas municipais.

As candidaturas terminaram no passado dia 31 de dezembro de 2021.

Contactos

 email: dmgp.dap@cm-lisboa.pt


Mercados, Feiras e Quiosques

Isenção de 50% das taxas, no segundo semestre de 2021, referente a mercados (lugares e lojas) e actividades económicas não sedentárias (feiras, venda ambulante e prestação de serviços) sob gestão da Câmara Municipal de Lisboa.

Isenção de 50% das taxas, no segundo semestre de 2021, referente a bancas e quiosques sob gestão da Câmara Municipal de Lisboa.


Apoio às vendas e compras online
Serviço de Encomendas Expresso e Plataforma CTT Comércio Local

A Câmara Municipal de Lisboa criou mais um apoio para os comerciantes da cidade.

A CML estabeleceu um protocolo com a UACS (União de associações de Comércio e Serviços) e os CTT para facilitar as vendas do comércio local do município através do serviço "CTT Expresso" com entregas em todo o país a preços reduzidos, e integrar os comerciantes do município de Lisboa numa plataforma de comércio online ( CTT Comércio Local ).

Do protocolo assinado com o Município constou ainda que, aos primeiros 200 comerciantes inscritos no serviço de entregas expresso foram oferecidos 20 envios, e que os primeiros 200 comerciantes inscritos na plataforma Comércio Local não pagaram qualquer custo de adesão no primeiro ano (suportando apenas as taxas de transação financeira (5,69% + IVA sobre o valor da compra).

O Apoio às Vendas e Compras online terminou em 31 de dezembro de 2021.