COVID-19 Medidas e Informações

Programa Municipal de Apoio ao Desporto

Complemento importante ao apoio financeiro no quadro do Regulamento de Atribuição de Apoios do Município de Lisboa.

Pedido de apoio

Apoios aos Clubes e Coletividades

É um apoio financeiro de natureza excecional, definido apoio ao Setor Social e Associativo, ao qual podem candidatar-se as Associações Culturais sem fins lucrativos do Concelho de Lisboa.

Este apoio foi aditado às Regras já existentes do Fundo de Emergência para IPSS e outras entidades sem fins lucrativos, destinado a apoiar associações sem fins lucrativos, nomeadamente o movimento associativo popular, e entidades com fins altruísticos (incluindo colectividades e clubes) que realizem atividades de cariz eminentemente social, cultural ou desportivo no concelho de Lisboa.

Este apoio pretende proporcionar apoio financeiro de natureza excecional quando, devido às medidas de combate à pandemia, tenham sofrido uma diminuição da sua capacidade de fazer face às despesas inerentes ao seu funcionamento.

O valor do apoio de referência é de 2.500,00 € sendo o apoio financeiro, por ano civil, pode ser ajustado em função das efetivas necessidades da entidade e até ao limite máximo de 20.000,00 €. Quando o limite máximo referido se revele insuficiente pode ser atribuído um montante superior, desde que devidamente comprovado e fundamentado.

fes - apoio ao movimento associativo popular
Regime Extraordinário de apoio no âmbito da pandemia de Covid-19

Face à situação epidemiológica que enfrentamos, foram implementadas um conjunto de medidas excecionais e transitórias, entre as quais, o Regime Extraordinário de apoio no âmbito da pandemia de Covid-19 que consiste num conjunto de normativos, condensados num só artigo, aditado às Regras já existentes do Fundo de Emergência para IPSS e outras entidades sem fins lucrativos, permitirá a atribuição de apoios financeiros, de forma simplificada.

Estes apoios destinam-se a suportar encargos resultantes da manutenção ou reforço dos recursos humanos, à aquisição de bens e/ou serviços essenciais à prossecução de finalidades estatutárias e ao desenvolvimento de projetos de intervenção e resposta à pandemia da infeção por COVID-19, em áreas de reconhecido interesse social.

As candidaturas terminaram no passado dia 31 de dezembro de 2021.

Contactos

 email: dafd@cm-lisboa.pt

 telefone: 213 501 332 (dias úteis, das 10h às 12h30 e do 13h30 às 17h)