Lisboa com a Ucrânia

A Câmara Municipal de Lisboa, com o apoio das Juntas de Freguesia, criou uma Equipa de Missão para coordenar as operações de apoio às famílias Ucranianas residentes ou refugiadas em Lisboa.

Linha de apoio

  • horário: dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 19h
  • telefone: (+351) 218 174 888 / (+351) 218 173 663
  • email: lx.ucrania@cm-lisboa.pt

Apoio Logístico

Refeitório de Monsanto - A alimentação oferecida pela destina-se exclusivamente a cidadãos ucranianos identificados pela Proteção Civil Municipal.

Acolhimento de Emergência - Espaço coordenado pela Proteção Civil Municipal, em articulação com a embaixada da Ucrânia, com apoio da Cruz Vermelha, das autoridades de saúde, do Alto Comissariado para as Migrações e da Junta de Freguesia de Campolide.


Todos Aqui - Lisboa, Espaço de Comunidade

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou a criação do Programa Municipal de Emergência ”VSI TUT - Todos Aqui”, destinado à integração de refugiados da Ucrânia através da criação de condições – em articulação com o Governo a nível nacional – para que todos os que pretendam possam fixar-se no concelho de Lisboa. O programa terá a duração de um ano (renovável, caso se justifique), de acordo com a resolução do Conselho de Ministros 29-A/2022.

Destina-se a cidadãos ucranianos e estrangeiros que viviam na Ucrânia com pedido de proteção temporária, referenciadas pelo Alto Comissariado para as Migrações e tem como objetivo criar condições para garantir a integração e autonomização de pessoas refugiadas ucranianas na cidade de Lisboa.

Eixos de Intervenção: Alojamento; Acesso ao Emprego; Acesso à Educação e Formação; Saúde; Mobilidade; Cultura; Desporto; Apoio social.

No âmbito do programa, foi criado o "Todos Aqui - Lisboa, Espaço de Comunidade"

Objetivos do centro de atendimento: acompanhamento das pessoas refugiadas na fase de integração – garantindo apoio na tradução oral e escrita, incluindo no preenchimento de formulários ou na redação de documentos – bem como apoio jurídico, psicossocial e loja social.

No espaço são disponibilizados bens de primeira necessidade: bens alimentares; produtos de higiene; medicamentos de venda livre; artigos de criança e bebé; roupas e outros acessórios; alimentos para animais.


    Apoios Sociais – Prestação de Contas

    No âmbito do protocolo do Programa Municipal de apoio aos refugiados da Ucrânia VSI - TUT, publicado no 2.º Suplemento ao Boletim Municipal n.º 1473 de 12 de maio de 2022, no qual a CML atribuiu um apoio financeiro à Associação de Ucranianos em Portugal no montante de 200 000.00 € destinados à prestação subsequente de apoio às pessoas refugiadas, informamos que desde junho de 2022, quando começaram os primeiros atendimentos sociais, até ao dia 30 de setembro de 2022 foram atribuídos apoios no montante total de: 37.417,03 €


      Entrega de Bens nas Freguesias

      Contacte a sua Junta de Freguesia para informação sobre os horários e locais de entrega de bens


      Programa Municipal de Emergência "VSI TUT - Todos Aqui"

      Medidas de concretização no âmbito do apoio aos refugiados da Ucrânia, publicado no 2.º Suplemento ao Boletim Municipal n.º 1473 de 12 de maio de 2022

      Consultar o Programa


      Protocolo entre o Município de Lisboa e a Associação dos Ucranianos em Portugal

      Visa garantir a prestação de apoio aos refugiados da Ucrânia que pretendam fixar-se no concelho de Lisboa e enquadrar a atribuição de apoio financeiro municipal.
      Publicado no 2.º Suplemento ao Boletim Municipal n.º 1473 de 12 de maio de 2022

      Qualquer denúncia, irregularidade na gestão ou nos fluxos de gestão do apoio financeiro atribuído à Associação de Ucranianos em Portugal poderá ser comunicada para o email canal.denuncias@cm-lisboa.pt

       

      Apoio psicossocial e logístico

      Perguntas ao Consulado da Ucrânia -email: consul.edu.pt@gmail.com

      Mais informação na página do Facebook da Embaixada