COVID-19 Medidas e Informações

Renato Carmo

Diretor do Observatório das Desigualdades |Professor e Investigador ISCTE

É professor auxiliar do departamento de sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e investigador no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), Portugal.

Atualmente é diretor do Observatório das Desigualdades, subdiretor do CIES-IUL, e coordenador científico do COLABOR.

Tópicos como as desigualdades socais e territoriais, o Estado social, as políticas públicas, as mobilidades espaciais, e o capital social têm sido os temas principais da sua investigação e dos projetos que coordenou e coordena.
Recentemente publicou nas revistas: European Societies, Journal of Civil Society, Sociologia Ruralis, Time & Society, Sociological Research Online, Geoforum, Community Development, European Planning Studies, entre outras. Publicou 25 livros (17 como editor e 8 como autor e coautor), quatro dos quais publicados em editoras internacionais (Berghahn, Palgrave, Springer, Annablume).

Preside ao grupo de trabalho sobre indicadores de desigualdades sociais do Conselho Superior de Estatística - Seção permanente de estatísticas sociais (INE).

Desde a finalização do doutoramento recebeu vários prémios: prémios científicos ISCTE-IUL por artigos publicados em revistas internacionais com elevado impact factor em 2010, 2014, 2015, 2018; Prémio Bartolomeu Dias, para o melhor artigo publicado em revistas nacionais (no ano de 2008) na área dos estudos regionais (Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional, APDR); Prémio Especial Júri 2009, destinado a galardoar o melhor artigo da autoria de jovem investigador publicado na revista Análise Social em 2008, atribuído pelo artigo "Da Escala ao Território: para uma reflexão crítica do policentrismo".

João Seixas

Geógrafo e Economista, Professor e Investigador na FCSH|UNL

Professor e Investigador na FCSH da Universidade Nova de Lisboa, nas áreas dos estudos urbanos, da política e desenvolvimento urbano e regional.

Doutorado em Geografia Urbana pela Universitat Autónoma de Barcelona. Mestre em Urban and Regional Studies pela London School of Economics and Political Science.

Foi comissário da Carta Estratégica de Lisboa e coordenador da Reforma Político-Administrativa da capital portuguesa. Comissário da exposição "Futuros de Lisboa", EGEAC/Museu de Lisboa. Consultor do programa URBACT (DG Regio and Urban, Comissão Europeia). Professor convidado em Barcelona (UAB) e Rio de Janeiro (UFRJ).  Autor de diversos livros e artigos sobre cidades e desenvolvimento urbano.

André Couto

Presidente da Junta de Freguesia de Campolide

Licenciatura em Direito, na Faculdade de Direito da UL; Executive MBA, pelo INDEG-ISCTE.

Desenvolveu trabalhos diversos no sector da sustentabilidade ambiental. Alguns deles levaram a Junta de Freguesia de Campolide a ser distinguida com vários prémios, como o European Public Sector Award (EPSA), em duas ocasiões, em 2015 e 2017, e o EcoFreguesias XXI, em 2017. O "Celeiro Solidário" e o "Pago em Lixo", que conseguiram os EPSA, são alguns dos projectos de sucesso.

Foi consultor em projectos de desenvolvimento local, social e ambiental no AUDAXISCTE, entre 2017 e 2018. Funções actuais Presidente da Junta de Freguesia de Campolide e Deputado Municipal em Lisboa, desde 2009; Administrador Não Executivo da Valorsul, desde 2018.

Miguel Fontes

Diretor Executivo da STARTUP LISBOA

Ricardo Paes Mamede

Economista e Professor do Departamento de Economia Política do ISCTE-IUL

Doutorado em Economia pela Universidade Bocconi (Itália), Mestre em Economia e Gestão de Ciência e Tecnologia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG/UL), e Licenciado em Economia pela mesma instituição. Professor Associado e Subdirector do Departamento de Economia Política do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, onde lecciona desde 1999 nas áreas da Economia e Integração Europeia, da Economia Sectorial e da Inovação, e das Políticas Económicas.  

É actualmente Director do Mestrado em Economia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL e Presidente da Direcção do Instituto para as Políticas Públicas e Sociais (IPPS-IUL).

Entre 2008 e o início de 2014 foi Coordenador do Núcleo de Estudos e Avaliação do Observatório do QREN. Foi Director de Serviços de Análise Económica e Previsão do Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia e da Inovação em 2007 e 2008.

Membro do Conselho Económico e Social desde 2017, eleito na qualidade de Personalidade de Reconhecido Mérito. Membro do Dinâmia'CET (Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território). Interesses de investigação: mudança estrutural e desenvolvimento económico, dinâmicas sectoriais e inovação, e políticas públicas. Nascido em Coimbra em 1974.

Ana Brandão

Arquiteta e Investigadora ISCTE| IUL

Arquiteta e doutorada em Espaço Público e Regeneração Urbana (Universidade de Barcelona, 2015) é atualmente investigadora integrada no Dinâmia’Cet-Iscte.

Tem trabalhado e investigado processos de produção urbana e os seus impactos no desenho urbano e espaço público. Participou na elaboração da metodologia de avaliação de espaço público PSSS e coordenou o livro "Lugares do Comum-Guia de avaliação e interpretação do espaço público". Participou em vários projetos de investigação e publicou em revistas científicas.

Catarina Lopes

Fundadora da Urban Fabric

Iniciou a sua carreira como consultora de gestão em Lisboa, trabalhou em Private Equity em Londres e fez M&A Advisory em Munique.

É engenheira industrial do IST e possui um MBA com distinção da Harvard Business School.

Liderou, até 2019, a EastBanc Portugal, empresa responsável pela regeneração do bairro histórico de Príncipe Real.

Fundadora da Urban Fabric.

Filipa Ramalhete

Antropóloga e Professora na UAL

Licenciada em Antropologia, mestre e doutora em Ordenamento do Território.

Professora do departamento de Arquitetura da Universidade Autónoma de Lisboa. Diretora do CEACT/UAL - Centro de Estudos de Arquitetura, Cidade e Território da Universidade Autónoma de Lisboa e da revista estudoprevio.net. Investigadora do CICS.Nova.

Elisa Vilares

Chefe de Divisão de Desenvolvimento Territorial e Política de Cidades da Direção Geral do Território

Teresa Marat-Mendes

Arquiteta e Professora IUL - ISCTE

Formada em Arquitetura pela Universidade de Lisboa, Mestre em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental pela universidade Nova de Lisboa e Doutorada em Arquitetura pela Universidade de Nottingham.

Atualmente, é Professora no instituto Universitário de Lisboa ISCTE-IUL, onde leciona Projeto Final de Arquitetura e Urbanismo Ecológico.

A sua atividade de investigação incide nas temáticas da Sustentabilidade Urbana, Metabolismo Urbano, Sistema Alimentar e Morfologia Urbana. Tem participado e coordenado vários projetos de investigação nacionais e internacionais, destacando-se os seus contributos para o estudo da Área Metropolitana de Lisboa, desde uma perspetiva histórica e contemporânea do planeamento urbano numa articulação com os recursos hídricos, os espaços verdes e de produção agrícola, e o sistema alimentar, com o intuito de informar futuras políticas urbanas mais sustentáveis.

É membro do Scientific Council da Rede Internacional ISUF (International Seminar on Urban Form) e foi presidente e membro fundador da Rede Lusófona de Morfologia Urbana (PNUM). Em 2019 foi distinguida com o prémio Women in Science para a área da Arquitetura pelo Ciência Viva, programa que reconhece o contributo de mulheres cientistas em Portugal.

Rosário Oliveira

Arquiteta Paisagista e Investigadora no ICS - Universidade de Lisboa

Arquiteta paisagista, com doutoramento europeu. Tem conciliado a docência e a investigação em 6 universidades. Atualmente é investigadora do Instituto de Ciências Sociais-Universidade de Lisboa, Grupo de Investigação Ambiente, Território e Sociedade.

A sua investigação procura responder aos desafios societais, em especial a emergência climática, a segurança alimentar, a gestão da água e os riscos naturais, através de processos transformativos que integrem a ciência, as políticas públicas e a ação, com impacto positivo no bem-estar humano, na economia, na qualidade ambiental e da paisagem.

Acredita na força da natureza e na criatividade como ferramenta poderosa que o ser humano tem à disposição para construir um mundo mais saudável, belo e justo. Como investigadora e cidadã procura contribuir para uma sociedade mais bem informada, tolerante, colaborativa e empreendedora no ‘bem comum’.

Paula Castro

Professora de Psicologia e Diretora do CIS-ISCTE

Tem estudado as respostas dos públicos e das comunidades às novas leis e políticas públicas, sobretudo as ambientais. Tem analisado como respondem às novas leis que regulam a adaptação climática, a proteção da biodiversidade, a participação pública ou a regeneração urbana: como as interpretam e as comunicam, como lhes resistem ou as consensualizam, e quais as consequências destes processos para a mudança social e pessoal e para as relações entre o público e os peritos/instituições.

O trabalho resultante está publicado em revistas internacionais das áreas da psicologia social, política e ambiental, e das políticas ambientais.

Foi Diretora do Departamento de Psicologia (2008–2010), e do Programa Doutoral em Psicologia (2010–2013), Diretora do Mestrado em Estudos do Ambiente e Sustentabilidade (2015-2019) e é atualmente Diretora do CIS-ISCTE

Nuno Santos

Consultor na área de gestão de empresas

Licenciado em Economia, 1999, na Católica Lisbon School of Business and Economics e diplomado, em 2020, na Imperial College Business School, em Transformação Digital.

Entre 2006 a 2016 foi vogal do conselho diretivo do Turismo de Portugal.

Foi também administrador delegado na GFi Portugal entre dezembro 2010 a fevereiro 2020. Em março, assumiu a vice presidência e a direção global de marketing na GFi Portugal.

João Carneiro

Fundador &CEO da C-NAPSE Sparking Ideas

Licenciado e mestre em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico e doutorado em Robótica e Visão Computacional pela Université Paris VI Pierre et Marie Curie.

Atualmente é docente em Informática e Multimédia e consultor em inovação e tecnologia em diversas organizações da academia, indústria e estado.

Em 2018 criou a C-NAPSE, uma empresa focada em ajudar organizações no desenvolvimento de projetos, processos e produtos através do recurso à inovação e tecnologia, interligando problemas com ideias, soluções e pessoas.

Tem atuado em projetos de investigação, desenvolvimento e inovação em diversas áreas tal como inclusão social e digital, transformação digital, estratégia, robótica ou cibersegurança.

Jorge Barroso Dias

Coordenador Clínico de Saúde Ocupacional e Médico do Trabalho da Câmara Municipal de Lisboa

Coordenador Clínico de Saúde Ocupacional e Médico do Trabalho da Câmara Municipal de Lisboa. Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho.

Docente Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa Docente convidado da Universidade Católica Portuguesa / Instituto de Ciências da Saúde e Membro da Comissão Coordenadora dos Cursos de Medicina Social.

Mestre em Gestão da Saúde com especialização em Direção Clínica.

Doutorando em Saúde Pública – Epidemiologia.

Teresa Caldas de Almeida

Coordenadora do Projeto SM-COVID 19 - Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge

Licenciada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa em 1980, pós-graduada em Gestão dos Serviços de Saúde no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), é assistente graduada da carreira médica de Saúde Pública com o grau de consultora em Saúde Pública e detentora da competência em gestão dos serviços de saúde, atribuída pela Ordem dos Médicos.

Exerce funções no INSA desde julho de 2016 como Coordenadora da Unidade de Promoção da Saúde (UPS), do Departamento de Promoção da Saúde, do INSA.

No decurso da sua atividade profissional desempenhou os seguintes cargos e funções: Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Alentejo Central (2012-2016); Assessora no Alto Comissariado da Saúde (ACS) e Coordenadora do Programa dos Apoios Financeiros do ACS; Coordenadora-adjunta do Centro Regional de Saúde Pública do Alentejo; Adjunta do Delegado Regional de Saúde do Alentejo (ADRS); Coordenadora da Comissão de Controlo de Infeção da Sub-Região de Saúde de Évora (SRSE), entre outros cargos. Representante do INSA na Eurohealth Net. Outras afiliações de relevo: membro da ANMSP e da EUPHA.

Ao longo da sua carreira participou em vários grupos de trabalho do Ministério da Saúde, e em equipas e projetos de investigação.

Tiago Pereira

Psicólogo e Coordenador do Gabinete de Crise COVID-19 da Ordem dos Psicólogos Portugueses

Psicólogo, Coordenador do Gabinete de Crise COVID-19 e Chefe de Gabinete do Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Investigador e consultor nas áreas do comportamento, mudança comportamental e políticas públicas.

Foi Docente na Universidade de Évora além de psicólogo e coordenador de projectos de intervenção em contexto escolar, social e comunitário.

Clara Cardoso

Fundadora C-The Consumer Intelligence Lab

Formada em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, é sócia fundadora da Return on Ideas e do projecto C-The Consumer Intelligence Lab que reúne desde 2010 uma comunidade de empresas em torno da investigação de tendências de mudança de consumidores e cidadãos.

No âmbito do referido projecto, dirige correntemente o Plano de Trabalho “Covid’19 - Ajuda à navegação” com metodologias de campo qualitativas e quantitativas proprietárias que visam acompanhar a crise actual e informar a construção progressiva de soluções.

Maria Antónia Pires de Almeida

Historiadora e Investigadora Científica

Investigadora do CIES, ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa. Professora auxiliar convidada do ISCTE-IUL. Mestrado e Doutoramento em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE-IUL. Dois pós-doutoramentos em Ciência Política. Diretora de um projeto sobre História da Medicina, da Ciência e da Saúde Pública no âmbito do contrato de investigação Ciência 2007 na FCT, UNL. Autora de livros e artigos em revistas internacionais com arbitragem científica. Divulga regularmente o seu trabalho em conferências internacionais e seminários.

mais informação

Manuel Valente Alves

Médico e Investigador

 Exerce actividade clínica como especialista em medicina geral e familiar e é investigador e curador nas áreas da história, da filosofia e da museologia. O seu trabalho de investigação científica explora as ligações entre arte, ciência, medicina e cultura visual. Neste âmbito, publicou cerca de duas dezenas de livros, entre os quais História da Medicina em Portugal – Origens, ligações, contextos, Anatomia – Arte e Ciência e Imagens Médicas - Fragmentos de uma História. Fundou e dirigiu o Museu de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, tendo sido docente e regente de História da Medicina na mesma Faculdade. Foi comissário de mais de uma dezena de exposições científicas institucionais. Organizou diversos colóquios e conferências interdisciplinares e tem sido convidado para dar palestras em universidades, museus, sociedades científicas e outras instituições culturais, em Portugal e no estrangeiro. É académico titular da Academia Nacional de Medicina de Portugal.

mais informação

Ana Tostões

Arquiteta e Historiadora da Arquitetura

Professora Catedrática no IST-Universidade de Lisboa, presidente do Docomomo Internacional e editora do Docomomo Journal. Durante o seu mandato o Docomomo, que trata da arquitectura moderna no mundo, passou de uma organização maioritariamente europeia para uma dimensão global coordenando mais de 70 países nos cinco continentes (www.docomomo.com). Visiting Professor da Universidade de Toquio, da École Polytechnique Fédérale de Lausanne, Katholik University Leuven, da Escola Tècnica Superior d'Arquitectura de Barcelona, da Universidad de Navarra e da Universidade do Porto. Pertence ao grupo de investigação CiTUA no IST onde alia a sua experiência em Investigação e Desenvolvimento a competências tecnológicas. O seu campo de pesquisa é a história da arquitectura e do urbanismo modernos. Sobre estes temas, publicou livros e artigos científicos, foi curadora de exposições e participou em júris, comités científicos e palestras em universidades Europeias, Americanas e Asiáticas. Comissariou a Exposição “Arquitectura do Século XX em Portugal”, patente no CCB e no Deutsches Architektur Museum em Frankfurt. Publicou Idade Maior, Cultura e Tecnologia na Arquitectura Moderna Portuguesa (FAUP, 2015) galardoada com o Prémio da X Bienal Ibero-Americana de Arquitectura y Urbanismo e editou Arquitectura Moderna em África: Angola e Moçambique distinguido com o prémio Prémio Gulbenkian da Academia Portuguesa de História (2014). É actualmente investigadora responsável do projecto “Cure and Care” focado no estudo dos equipamentos de saúde construídos em Portugal no século XX.

Ricardo Veludo

Vereador do Planeamento, Urbanismo, Relação com o Munícipe e Participação

Ricardo Veludo é Engenheiro do Território (IST) com larga experiência em planeamento urbanístico e em políticas de habitação. A par do seu trabalho académico, como professor e investigador, tem assumido funções na definição e coordenação de políticas públicas, nomeadamente no Município de Lisboa. Ao longo da sua carreira tem estudado modelos de participação e de governação cidadã, no sentido do desenvolvimento sustentável das cidades, articulando estrategicamente as disciplinas de Engenharia e Planeamento com as Ciências Sociais.

mais informação

Miguel Gaspar

Vereador da Economia e Mobilidade

Vereador  da  Mobilidade  e  Segurança  na  Câmara  Municipal  de Lisboa, onde é responsável pela Polícia Municipal, Direção Municipal de Mobilidade, Carris e EMEL. Desde novembro de 2019, acumula ainda os pelouros da Economia e Inovação.

mais informação

Hugo Esteves

Médico especialista em Saúde Pública

Hugo Esteves é médico especialista em Saúde Pública, docente no Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Vice-Presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública.

Actualmente exerce as funções de Delegado de Saúde dos concelhos de Loures e Odivelas, e integra a Comissão Nacional para a Elaboração da Proposta de Reforma da Saúde Pública e sua Implementação.

João Pedro Simas

Virologista e Investigador do Instituto de Medicina Molecular

Pedro Simas, 54 anos, licenciou-se em Medicina Veterinária pela Universidade Técnica de Lisboa em 1991 e doutorou-se em virologia na Universidade de Cambridge (Reino Unido), em 1994, onde trabalhou com uma bolsa da fundação Wellcome Trust.

Em Portugal esteve no Instituto Gulbenkian de Ciência, até 2004 e integra o Instituto de Medicina Molecular (iMM) desde a sua fundação onde é líder do Grupo de Patogénese Viral e coordenador científico do Biotério. É professor de virologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa desde 2001 e  professor na Universidade Católica Portuguesa desde 2018.

Na Universidade Católica Portuguesa foi convidado para ser o novo diretor do futuro Instituto de Investigação em Inteligência Humana no âmbito do projeto Faculdade de Medicina.