Teletrabalho

Os trabalhadores da administração pública deverão ficar em regime de teletrabalho, desde dia 16 de março, sempre que as suas funções o permitam.

Existem constrangimentos no sistema de acesso VPN (Virtual Private Network – Rede de dados privada) da CML. Este sistema, tal como todos os sistemas, tem recursos limitados e requer uma utilização racional e responsável do mesmo.

Recomendações

  • evite o acesso a sites de streaming (vídeo/áudio) ou outros que possam provocar grande débito de dados (por ex:. Youtube, Netflix, Escola Virtual, Leya, Escola Mágica, Spotify, Twitter, Facebook, Hangouts, etc…) . Se o fizer por favor tenha o cuidado de primeiro desligar a VPN;
  • evite utilizar a VPN para submeter grandes quantidades de informação (cópia de ficheiros de grande formato), para pastas nos servidores. Caso seja mesmo necessário, escolha um horário fora de expediente;
  • ligue a VPN apenas quando necessita de aceder a recursos internos da Câmara Municipal de Lisboa (e logo após iniciar o computador, por forma a evitar erros de ligação aos sistemas internos);
  • assim que terminar as tarefas que necessitam de acesso a recursos internos, deverá desligar esta ligação;
  • se apenas utiliza Email, Teams, aplicações Office 365 ou outras de fornecedores disponíveis no exterior, não necessita de VPN, basta ter acesso à internet.

Apela-se a todos os utilizadores que sigam estas indicações e que façam uma utilização responsável da VPN de forma a manter o serviço ativo e funcional.

Em caso de dificuldade de acesso, reportar para o serviço de Helpdesk (email), com a descrição da situação que está a ocorrer da forma mais detalhada possível.

O seu novo espaço de trabalho deve ser tratado como se estivesse nas instalações da CML.

  • mantenha sempre os equipamentos do município ou os que está a utilizar para teletrabalho perto de si;
  • os canais aprovados para partilhar e fazer upload de documentos são: Outlook, Teams, SharePoint, OneDrive, Acesso VPN.
  • os canais de conferência são: TEAMS para videoconferência; lembre-se de verificar quem são os participantes na chamada para garantir que apenas pessoas autorizadas estejam em linha;
  • tenha muito cuidado ao manusear informações confidenciais;
  • os criminosos estão a usar ativamente o coronavírus como uma nova tática para induzir as pessoas a abrir anexos, clicar em links ou responder com informações confidenciais. Suspeite sempre de novos pedidos urgentes ou incomuns de informações. Se suspeitar reporte;
  • mantenha-se atento a e-mails, mensagens instantâneas, chamadas, links de chamadas na web e convites de calendário de pessoas que não conhece.
  • nunca escreva as suas passwords em cadernos ou em Word ou Excel;
  • nunca partilhe informações relacionadas com o trabalho ou confidenciais para fora do Microsoft Office ou dos restantes canais aprovados (por exemplo, não partilhe informações de trabalho no WhatsApp).
  • navegue apenas em websites confiáveis e verifique que o endereço começa com https: //, pois geralmente são mais seguros.
  • Pode bloquear o remetente ou domínio de qualquer email suspeito clicando com o botão direito do rato em cima do email suspeito recebido.

Para ciber eventos, password roubada, dispositivos conectados ao seu computador, ameaças de ransomware ou qualquerro evento, entre em contato imediatamente.

Câmara adota ferramenta única de colaboração à distância: Microsoft Teams.

Para ter acesso ao licenciamento, cada utilizador deverá realizar o respetivo pedido no Portal de Software Pedido de Instalação – Fabricante: Microsoft; Programa Pedido: Teams.

O Microsoft Teams está disponível para utilização direta via web mas também poderá ser transferida e instalada a aplicação em qualquer PC Windows, Tablet ou Smartphone Android ou iOS, através do site.

Existe no entanto uma pequena limitação relativamente ao separador “Calendário”, que não aparece em alguns utilizadores, situação que estamos a trabalhar para resolver. Atenção: Não é necessária qualquer ação! Assim que esta situação estiver resolvida poderão confirmar que esse ícone “Calendário” já aparecerá automaticamente com todas as funcionalidades na vossa aplicação Microsoft Teams.

A ferramenta pode também ser instalada em telemóveis ou tablets. Consulte os guias de utilização:

Formação em vídeo do Microsoft Teams

Formação adicional e ajuda do Microsoft Teams

Sessão de esclarecimentos ao vivo através de videoconferência

A sessão de 25 de março registou 1986 visualizadores em direto. A gravação está disponível aqui.

Verificou-se um incremento na receção de emails de phishing, nomeadamente relativos a mudanças/alterações de password. Os emails em questão solicitam que o utilizador clique no link enviado para que desta forma exponha as suas credenciais e o acesso aos seus dados.

Como proceder?

  • Apagar imediatamente o email em questão
  • Não clicar nos links contidos no corpo do email. Eventuais alterações de credenciais/passwords só poderão ser efetuadas pela equipa informática da Câmara Municipal de Lisboa
  • Não instalar quaisquer aplicações relativas ao COVID-19 (lojas dos equipamentos móveis Android e IOS), nem abrir qualquer email relacionado com esta temática (que não seja de fonte comprovadamente segura) pois os mesmo estão a ser utilizados para ataques de ransomware/roubo de credenciais. Esta é uma recomendação do Centro Nacional de Ciber Segurança
  • Não deve também nunca utilizar as suas credenciais da Câmara Municipal de Lisboa, para registo em qualquer aplicação ou site, que não sejam os da instituição