Educação
Programa Secundário para Tod@s
O Programa Municipal de Combate e Prevenção do Insucesso e Abandono Escolar Precoce, designado de Secundário para tod@s define a política de fundo do Município de Lisboa na promoção do sucesso escolar, tendo como prioridade a redução e prevenção do abandono escolar precoce e o estabelecimento de condições de igualdade no acesso à educação.
Este Programa tem como entidade beneficiária e coordenadora da parceria o Município de Lisboa e como parceiros a Fundação Aga Khan, da Agência Ciência Viva e do IPPS-IUL - Instituto para as Políticas Públicas e Sociais.
Em articulação com os agrupamentos e escolas não agrupadas do Concelho, o Programa visa a atuação nos espaços escolares e não escolares, nas salas de aula em domínios curriculares, bem como influenciar e apoiar a inovação das práticas educativas e do trabalho pedagógico dos professores, privilegiando uma intervenção em complementaridade com as medidas e ações já previstas pelas escolas.

Cofinanciamento:
Este programa foi aprovado através da Proposta n.º 545/2019 publicada no Boletim Municipal n.º 1328, de 1 de agosto de 2019 e é cofinanciado no âmbito do Fundo Social Europeu, enquadrado na tipologia Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar com um orçamento geral de cerca de 5 milhões de euros.
Prazo de execução:
Setembro 2020 – julho 2023 (anos letivos 2021/2022 e 2022/2023).
O Programa combina uma ação focalizada em escolas com maiores níveis de insucesso e abandono escolar com uma intervenção alargada que visa promover uma educação mais abrangente, criativa e criadora, através de cinco medidas:
Reforço de intervenções integradas de promoção do sucesso educativo e prevenção do abandono escolar precoce, através de equipas multidisciplinares que asseguram uma resposta articulada com as ações promovidas no local, numa perspetiva de partilha dinâmica, sinergia e aproveitamento eficiente dos recursos. Esta medida abrangerá oito agrupamentos e uma escola não agrupada pré-selecionados a partir de um estudo efetuado à realidade do abandono e insucesso escolar no Município de Lisboa, nomeadamente:
- AE Alto do Lumiar
- AE Bairro Padre Cruz
- AE das Olaias
- AE D. Dinis
- AE Gil Vicente
- AE Manuel da Maia
- AE Pintor Almada Negreiros
- AE Piscinas/Olivais
- Escola Secundária de Fonseca Benevides
A coordenação da medida encontra-se a cargo da Fundação Aga Khan.
Visa apoiar, técnica e financeiramente, o desenvolvimento de projetos pedagógicos da rede escolar pública do concelho de Lisboa desde o 1.º ciclo ao 12.º ano de escolaridade para dar resposta às necessidades sentidas pelas escolas, envolvendo os/as alunos/as e as comunidades escolares no êxito dos seus percursos educativos, contribuindo assim para a igualdade de oportunidades.
Consulte o concurso
A coordenação da medida encontra-se a cargo da Câmara Municipal de Lisboa.
Projetos "Fazer Acontecer"
- 2.º Webinar Inovação nas Aprendizagens onde foram partilhadas e debatidas práticas educativas inovadoras da 1.ª Edição do Concurso Fazer Acontecer (realizado a 7 de junho 2022)
- Apresentação do projeto A minha Escola é um Mundo, que decorreu na EB Raúl Lino, do AE Francisco de Arruda (2 de junho 2022)
- 1.º Webinar de boas práticas educativas no âmbito da participação da comunidade escolar - Concurso Fazer Acontecer (realizado dia 3 de maio de 2022)
- Lançamento Foguetes de Água - Realizado pelos alunos das 7 turmas de 7º ano, da EB Almirante Gago Coutinho e da ES Padre António Vieira (novembro/dezembro de 2021)
Mergulhar no Bairro - Projeto em parceria com o Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves e CRIA - Centro em Rede de Investigação em Antropologia (dezembro 2021)
Roteiros Afetivos - Projeto em parceria com o Agrupamento de Escolas Pintor Almada Negreiros e a Culturgest (Ano letivo 2021/2022)
A Escola é um Mundo - Projeto realizado pela EB Raúl Lino, AE Francisco de Arruda (Ano letivo 2021/2022)
Desenvolvimento de atividades no âmbito da educação pela ciência e tecnologia, centradas na promoção do ensino experimental da ciência. Abrange todas as escolas do 1.º e 2.º ciclo.
Dia 27 de maio de 2022 - Encontro Mais Sucesso promovido pela Câmara Municipal de Lisboa em parceria com a Ciência Viva.
A coordenação da medida encontra-se a cargo da Agência Ciência Viva.
Pretende-se otimizar o usufruto e integração dos recursos disponíveis nos equipamentos culturais, abrindo a educação à cidade.
Através da divulgação junto das escolas, da oferta existente nos equipamentos culturais e educativos da cidade, em particular daqueles que possuem um “serviço educativo” ou com potencial educativo, pretende-se dar a conhecer junto dos alunos/as das escolas da rede pública da cidade de Lisboa, as várias iniciativas existentes no âmbito da educação científica e ambiental, educação desportiva, educação cultural e educação cívica.
Inclui a criação de uma ferramenta digital de referenciação de recursos e envolve todas as escolas do concelho.
A coordenação da medida encontra-se da Câmara Municipal de Lisboa.
Esta medida destina-se a, transversalmente, apoiar a execução do programa. Todas as medidas serão monitorizadas e avaliadas, com o objetivo de garantir a sua execução e identificar o impacto no sucesso das aprendizagens.
A coordenação da monitorização e avaliação encontra-se a cargo do IPPS-IUL - Instituto para as Políticas Públicas e Sociais.