Séniores

A cidade de Lisboa registou, nas últimas décadas, uma profunda alteração demográfica: envelhecimento da população, em especial a progressão das pessoas com mais de 75 anos, a exposição à pobreza e as assimetrias de qualidade do habitat, com particular impacto na autonomia das pessoas que avançam na idade.

Neste contexto, emergem grandes preocupações para o governo da cidade para os próximos anos:

  • adaptação da cidade ao envelhecimento dos residentes;
  • promoção da participação das pessoas idosas;
  • aumento da oferta de serviços adequados às suas necessidades e às suas expectativas de viver mais anos, com qualidade.

Programas e Apoios

O projeto RADAR é uma vertente operacional do programa “Lisboa, Cidade de Todas as Idades”. Sinaliza a população com mais de 65 anos, identificando e registando as suas necessidades. O projeto espera sinalizar mais de 30 mil pessoas isoladas na cidade.

Funciona em rede: Câmara Municipal de Lisboa; Santa Casa da Misericórdia de Lisboa; Instituto da Segurança Social; Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo; Polícia de Segurança Pública; Polícia Municipal; juntas de freguesia; Rede Social de Lisboa; comunidade em geral (voluntários, vizinhos/as e comércio local).

O Fórum Cidadania +65, iniciativa integrada neste programa, tem como principal objetivo potenciar a participação de todas as pessoas com mais de 65 anos e organizações para uma melhor governação da Cidade. Num ano particularmente difícil, foi lançado o desafio: 1 minuto-1 testemunho: - Como tem sido o seu dia-a-dia em tempos de Covid-19? Assista ao vídeo.

Um trabalho com a colaboração de algumas entidades parceiras – APOIARTE-Casa do Artista, Associação Mais Proximidade Melhor Vida, Associação Médicos do Mundo, EntreIdades, Projeto Alkantara - e dos precisos testemunhos de algumas das pessoas com quem desenvolvem a sua intervenção.

Destina-se a munícipes a partir dos 55 anos. Promove o bem-estar  e  a qualidade de vida nos tempos livres, o desenvolvimento pessoal e social, lazer e confraternização em espaços verdes, equipamentos culturais/lúdicos, entre outros. É ainda objetivo do programa, combater situações de isolamento e/ou exclusão social.

Para inscrição contacte a sua junta de freguesia.

Permite uma resposta imediata em situação de emergência, 24 horas por dia, 7 dias por semana. O serviço é gratuito, implicando apenas a existência de uma linha telefónica da rede fixa.

Podem beneficiar deste serviço os munícipes de Lisboa com idade igual ou superior a 65 anos, bem como portadores de deficiência ou doença crónica determinante de incapacidade, igual ou superior a 60%.

Mais informações

O número gratuito 800 204 204, está disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano, para uma resposta urgente a situações de risco e ao isolamento a que estão sujeitos cerca de 85 mil idosos no concelho de Lisboa.