Pessoas Sem-Abrigo

A existência de pessoas sem-abrigo em Lisboa, justifica uma intervenção psicossocial concertada entre o município, órgãos da administração central e instituições locais, para apoiar e dar respostas alternativas à situação de pernoita/permanência em rua.

 

Plano Municipal para pessoa em situação de sem abrigo 2019-2023

Apoios

Equipas de rua

O município de Lisboa desenvolve uma parceria com diversas equipas de rua que intervêm junto da população sem-abrigo da cidade.

As sinalizações podem ser dirigidas para:

  Campo Grande, 25 - 7º B, 1749-099 Lisboa

 +351 918 687 378

 erasa.equiparua@cm-lisboa.pt

Unidade Integrativa / Loja da Solidariedade

Centro gerido pela Associação de Assistência de São Paulo, com capacidade para 20 pessoas de ambos os géneros, entre os 18 e os 65 anos, em fase de integração socioprofissional.

As admissões são efetuadas a partir de encaminhamentos institucionais. Não são admitidas pessoas com problemática de toxicodependência.

 Morada: Rua José Inácio de Andrade, Loja 4B (Quinta do Lavrado), 1900-919 Lisboa

 Horário: Aberto todos os dias do ano, 24 horas por dia

Núcleo de planeamento e intervenção sem abrigo - NPISA

Visa a otimização da rede de equipamentos, e a intervenção integrada de todos os agentes que, na cidade, trabalham com, e para, a população sem-abrigo. Estrutura coordenada pela Rede Social, Câmara Municipal de Lisboa, Centro Distrital de Lisboa - Instituto da Segurança Social, I.P, e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Unidade de Atendimento para a Pessoa Sem-Abrigo (atendimento de emergência)
 Rua da Cintura do Porto de Lisboa, Cais do Gás
 dias úteis das 9h00 às 18h30

Centro de Alojamento Temporário Mãe D´Água (atendimento de emergência)
 Rua da Mãe D´Água, 35 R/C

Centros de Alojamento Temporário

Os Centros de Alojamento Temporário (CAT) acolhem pessoas adultas em situação de carência sócio-habitacional, por um período de tempo limitado. São uma resposta a necessidades básicas, tais como o alojamento, a higiene pessoal, a alimentação, o tratamento de roupas e o acompanhamento psicossocial. Todos os CAT têm algumas camas destinadas a situações de emergência social.

O acompanhamento é realizado por uma equipa multidisciplinar, que elabora um projeto alternativo com vista à reinserção sócio-profissional da pessoa sem-abrigo.

A câmara celebrou protocolos com as instituições que gerem os seguintes CAT:
 

  • Centro de Abrigo da Graça

Centro gerido pela Fundação AMI, com capacidade para 26 pessoas do género masculino, com idades entre os 18 e os 65 anos, em fase de integração socioprofissional. As admissões são efetuadas a partir de encaminhamentos institucionais. Não são admitidas pessoas com problemática de toxicodependência.

   Rua da Graça, 31 cave, 1170-166 Lisboa
   +351 218 152 630
   abrigo.graca@ami.org.pt
 

  • Centro de Alojamento do Beato

Centro gerido pela Associação Vitae, com capacidade para 241 homens e 30 mulheres. As admissões podem ser efetuadas a partir de sinalização de equipas de rua, familiares, munícipes, ou por iniciativa própria.

   Rua Gualdim Pais, 95 | 1900-254 Lisboa
   +351 218 161 640
 

  • Centro de Alojamento de Xabregas

Centro gerido pelo Centro Social do Exército de Salvação, com capacidade para 65 homens e 10 mulheres. O Centro garante o fornecimento da roupa de cama, pijama, toalha e sabonete. Para além disso, os clientes podem usufruir do banco de roupa, cuidados básicos de saúde, acompanhamento social, orientação profissional, acesso a Internet, TV cabo, e três refeições diárias (pequeno-almoço, jantar e ceia).

 Rua da Manutenção, 7 | 1900-318 Lisboa
 +351 218 680 908
 xabregas@exercitodesalvacao.pt