Pessoas com deficiência

As pessoas com deficiência são alvo de especial atenção por parte do município, através da promoção de políticas e ações de reabilitação e inclusão social, em áreas como o emprego, acessibilidade e mobilidade, transporte adaptado, participação e informação.

Conheça a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Programas e Apoios

Projeto Piloto Vida Independente

Este projeto, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, é uma oportunidade para, não só promover a independência, autonomia e aumento da qualidade de vida dos participantes, como também efetuar um acompanhamento e avaliação que permitam tirar lições para a sua posterior generalização.

Mais informações

Programa de Apoio à Mobilidade

Este programa resulta um de protocolo de cooperação entre o munícípio de Lisboa e a Associação para a Integração e o Apoio ao Deficiente Jovem e Adulto - Elo Social.

O transporte de munícipes jovens e adultos com multideficiência, é diário e gratuito, no percurso de casa para universidades, instituições de formação profissional ou atividades ocupacionais, ou locais de emprego, e regresso a casa.

Não inclui deslocações ocasionais a consultas médicas, tratamentos de fisioterapia ou outros.

Mais informações nas Lojas Lisboa

Operação de Emprego para Pessoas com Deficiência

Promoção do emprego de pessoas com deficiência residentes em Lisboa, com inscrição ativa no respetivo centro de emprego. Resulta de um protocolo entre a Câmara Municipal de Lisboa, o Instituto de Emprego e Formação Profissional e a Fundação LIGA.

Contactos:
 Morada: Rua Freitas Gazul, Lote 34, Loja 1, 1350-149 Lisboa
 Telf.: 213 932 520
 e-mail

Serviço de Informação e Mediação para Pessoas com Deficiência

Informação sobre benefícios e medidas de proteção especial a pessoas com deficiência, formação profissional, emprego, informações sobre instituições de apoio, entre outras. Resulta de um protocolo entre o Instituto Nacional de Reabilitação e a Câmara Municipal de Lisboa.
O atendimento – telefónico, online, presencial – destina-se, a pessoas com deficiência ou incapacidade e respetivas famílias, os técnicos, instituições e serviços nos domínios da deficiência ou reabilitação, e público em geral.

Mais informações nas Lojas Lisboa

Conselho Municipal para a Inclusão das Pessoas com Deficiência

O conselho tem natureza consultiva. Promove e valoriza a cidadania, a inclusão social e a participação das pessoas com deficiência, e organizações sem fins lucrativos representativas, da cidade.

Divide-se em três grupos de trabalho:

  • GT 1 – Acessibilidade e Mobilidade
  • GT 2 – Educação, Formação e Emprego
  • GT 3 – Cultura, Desporto, Lazer e Associativismo
     

Membros do CMIPD

Regulamento

Contacto:
 E-mail: cmipd@cm-lisboa.pt