Apoio familiar

As mudanças nas dinâmicas familiares e nas políticas nacionais de família, colocam novos desafios no apoio e na criação de medidas para atrair e fixar novas famílias na cidade.

Medidas como o Fundo de Emergência Social e o Apoio Social à Família, têm contribuído para que o município seja reconhecido como uma autarquia familiarmente responsável.

Programas e Apoios

Universo D

O Universo D visa sensibilizar para uma mudança de paradigma sobre o conceito de participação, para a importância da escuta e para o verdadeiro direito à opinião da criança e do jovem.

Destinatários:
Crianças (a partir dos 5 anos), jovens, famílias e técnicos nas áreas da infância e juventude.

Contactos:
 Morada: Rua B ao Bairro da Liberdade, lotes 3 a 6
 Telefone: 218 170 650
 e-mail 

Fundo de Emergência Social de Lisboa - Famílias

Apoio – de natureza excecional e temporária – às familias residentes no concelho, em situação de emergência habitacional grave, e/ou situação de carência económica emergente.

Os pedidos desta natureza deverão ser efetuados através de formulário próprio, disponível na Junta de Freguesia da área de residência.

 

Alimentação

As graves carências económicas de algumas famílias refletem-se numa má e insuficiente alimentação. Neste contexto, a câmara desenvolveu um Plano Municipal de Combate ao Desperdício Alimentar destinado, nomeadamente, a otimizar a recolha do desperdício alimentar produzido em Lisboa, em tempo útil, e alargar o âmbito da sua distribuição às famílias.

Conheça ainda os projetos em que a câmara está envolvida, em articulação com juntas de freguesia, instituições particulares de solidariedade social, associações e empresas:

Serve The City - projeto de solidariedade que organiza grupos de voluntários para servir jantares comunitários. A câmara tem apoiado esta iniciativa disponibilizando um dos seus refeitórios municipais.

DariAcordar - combate ao desperdício de muitas refeições não consumidas. Recolhe, junto da câmara e das juntas de freguesia, informação sobre as IPSS’s e as famílias mais carenciadas, a quem serão doados os bens.