A intervenção de conservação e restauro – com o parecer favorável da Direção-Geral do Património Cultural – prevê a desmontagem de toda a estrutura de madeira da antiga Escola Froebel / Creche do Jardim da Estrela, com o reaproveitamento das peças saudáveis, e a reformulação integral das fundações.
Visa conservar e restaurar o maior número possível de peças originais, assim como reabilitar as fundações de um equipamento do fim do século XIX, muito degradado devido à humidade e infestação das madeiras por térmitas. A reconstrução da arquitetura obedecerá, e respeitará, a concecão original do edifício, tanto nos materiais como no seu interior e nas fachadas.
Depois das obras de restauro, o novo equipamento ficará sob a gestão da Câmara Municipal de Lisboa, e vai acolher uma biblioteca municipal vocacionada para a divulgação da temática da conservação da natureza e da biodiversidade.
A obra está orçamentada em cerca de 1 152 000 €, com um prazo de execução de 6 meses, de fevereiro a agosto de 2021.
Localização
Interior do Jardim Guerra Junqueiro (Jardim da Estrela), próximo do portão com acesso pelas ruas de São Jorge e da Estrela.
Incluído na Zona Especial de Proteção da Basílica da Estrela.
Relatórios de Acompanhamento da Obra
Relatório de Março
De 1 a 5 de março
- Início dos trabalhos de movimentação de terras, com acompanhamento arqueológico
- Aplicação das “medidas preventivas”, relativamente à proteção dos sistemas radiculares do arvoredo, com acompanhamento dos técnicos municipais responsáveis pelo Jardim da Estrela
De 6 a 12 de março
- Primeira fase de abertura dos caboucos das fundações, executada a camada de betão de limpeza e efetuadas a marcação da estrutura e parte das cofragens
- Início da produção (em oficina de carpintaria) de algumas peças de madeira, nomeadamente as que constituem os perfis dos vãos das janelas.
De 22 a 26 de março
- Conclusão dos trabalhos de desmontagem do edifício
Foi possível resgatar cerca de 80% da cobertura (sujeita a reavaliação) e o pórtico triangular da entrada principal (sujeito a reavaliação).
Está confirmada a inviabilidade de recuperação da peça central da estrutura do telhado da nave octogonal (pendural resgatado no desmonte), que o projeto previa deixar “à vista" na nova solução de cobertura. É necessário reproduzir uma peça semelhante, que garanta a sua substituição em obra e que responda aos requisitos do projeto.
- Durante a execução das fundações, foram descobertas algumas estruturas que poderão evidenciar interesse arqueológico
- Foram suspensas as movimentações de terras e informada a Direção-Geral do Património Cultural
- Começou a produção de algumas peças, nomeadamente o aplainamento mecânico de todos os pilares da estrutura, que estão assim prontos para a fase seguinte (biselamento e entalhamento)
Enquadramento Histórico
A antiga Escola Froebel / Creche do Jardim da Estrela, foi construída no século XIX
- 1880 - Nas comemorações do tricentenário de Camões, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) funda um jardim-de-infância que segue o modelo de educação infantil de Froebel (o Kindergarten).
- 1882 - É inaugurado o Jardim-de-infância de Lisboa, desenhado por José Luís Monteiro, Arquiteto da CML. Início do funcionamento da escola, com capacidade para 200 crianças.
- 1915 - Jardim-de-infância deixa de funcionar.
- 1925 - É inaugurado o lactário n.º 3, aproveitando-se o pavilhão da antiga Escola Froebel.
- 1956 - Edifício é encerrado para obras: redução das áreas envidraçadas e alterações na compartimentação interna.
- 1957 - Reabre unicamente como creche.
- 2002 - Mantém as valências e recebe 50 crianças, entre os três meses e os três anos.
Mais informação na página do Património Cultural