COVID-19 Medidas e Informações

Publicações periódicas

← Publicações periódicas
  • Agenda Cultural de Lisboa | abril 2021
    Na Agenda Cultural de Abril, o encenador Tiago Rodrigues apresenta a controversa peça Catarina e a beleza de matar fascistas em estreia no Teatro Nacional D. Maria II. No mês em que se celebra o Dia Mundial da Dança, seis bailarinos da Companhia Nacional de Bailado falam sobre as pausas forçadas e expetativa de voltar aos palcos. Espaço também para as novas lojas de discos, os 25 anos da Quinta Pedagógica e o itinerário lisboeta do escritor Rui Cardoso Martins.​
    (3.6 Mb)    
  • Agenda Cultural de Lisboa | março 2021
    Na Agenda Cultural de março fique a conhecer as árvores que florescem este mês em Lisboa, símbolo de esperança e de recomeço. Crie uma nova proximidade com a arte pública da cidade, leia a entrevista de Pedro Coquenão e acompanhe o percurso do serviço BLX à sua Porta, criado especialmente para a época de confinamento.
    (6.42 Mb)    
  • Agenda Cultural de Lisboa | fevereiro 2021
    Leonor Antunes, uma das mais internacionais artistas plásticas portuguesas, confia à agenda cultural os seus projetos para o ano de 2021 e fala dos constrangimentos da pandemia de COVID-19. A edição de fevereiro, apenas em versão online, relembra ainda o carnaval da Lisboa antiga e celebra o dia dos namorados com sugestões de livros, canções e uma evocação dos grandes pares da história do cinema.
    (5.43 Mb)    
  • Agenda Cultural de Lisboa | janeiro 2021
    A Agenda Cultural de Janeiro revela a presença da Roma antiga no quotidiano da cidade, dá-nos a conhecer seis carpintarias que resgatam um saber técnico especializado e entrevista Maria do Céu Guerra sobre o regresso da companhia teatral A Barraca. Áurea antecipa-nos o seu regresso aos palcos e Tiago Salazar viaja pela sua Lisboa de “menino e moço”.
    (18.11 Mb)    
  • Agenda Cultural de Lisboa | dezembro 2020
    Luís de Matos dá um toque de magia à Agenda Cultural de dezembro. Mágicas são também as Lojas com História de Lisboa, e aqueles que, com o seu trabalho, têm encantado gerações sucessivas de crianças. Venha ao teatro com quatro grandes atrizes, Catarina Avelar, Maria Emília Correia, Lídia Franco e Márcia Breia, e descubra a Lisboa secreta de Maria do Rosário Pedreira.
    (6.99 Mb)    
  • Agenda Cultural de Lisboa | novembro 2020
    A Agenda Cultural de novembro celebra os 50 anos dos Ateliês dos Coruchéus e revela uma série de locais, habitualmente inacessíveis ao público, que podem ser visitados no âmbito da LisbonWeeK. Fique a conhecer também os Visionários de Marvila, a programação do Alkantara Festival e a Lisboa Literária de Nuno Júdice.
    (18.57 Mb)    
  • Agenda Cultural de Lisboa | outubro 2020
    No mês em que a Agenda Cultural cumpre 30 anos, relembram-se espetáculos, artistas e projetos marcantes que mudaram a forma de viver a Cultura na cidade. Destacam-se também a abertura da Biblioteca de Alcântara e as atividades que celebram os 50 anos da morte de Cassiano Branco. Em entrevista, Rui Cardoso Martins apresenta a peça Última Hora e Miguel Ribeiro e Joana Sousa revelam a programação do Doclisboa. Num texto inédito, o poeta Fernando Pinto do Amaral evoca a Lisboa da sua obra.
    (18.48 Mb)    
  • Agenda Cultural de Lisboa | setembro 2020
    A Agenda Cultural de Lisboa associa-se ao regresso da Feira do Livro ao Parque Eduardo VII, dando visibilidade a cinco tradutores que apresentam o seu mais recente trabalho literário. Em entrevista exclusiva, Clara Riso, directora da Casa Fernando Pessoa, fala da reabertura do local onde viveu o poeta dos heterónimos nos últimos 15 anos de vida. A Agenda de Setembro destaca ainda o Festival TODOS, o Lisboa na Rua e o Festival Queer.
    (11.04 Mb)    
  • Agenda Cultural de Lisboa | julho/agosto 2020
    Amália faria 100 anos este mês. A Agenda Cultural de Lisboa celebra o seu extraordinário legado através dos depoimentos de 10 figuras das mais diversas áreas culturais, que selecionam um dos seus fados. Entrevista Rodrigo Francisco que apresenta o Festival de Teatro de Almada, este ano numa edição diferente. Destaca o cinema português, que regressa em força aos cinemas da capital, e parte à descoberta da cidade com os profissionais de empresas de visitas guiadas e com a obra literária de João Tordo.
    (5.78 Mb)    
  • Agenda Cultural de Lisboa | Junho 2020
    Em junho, a Agenda Cultural volta a circular nos espaços e equipamentos culturais. E, no ano em que a tradicional procissão de Santo António não sai à rua, destaca a exposição do Museu de Lisboa - Santo António que, através ​das mais de três centenas de peças concebidas pelos irmãos Baraça, a replica fielmente. Com a cidade a emergir lentamente da quarentena, falamos com quem, nessa fase, reinventou o seu trabalho em várias áreas da atividade cultural. Para o desconfinamento, sugerimos os caminhos de alguns parques da cidade e convidamos a conhecer a Lisboa na obra do escritor Miguel Real. Em entrevista, Luís Varatojo fala do seu novo projecto, Luta Livre.
    (5.72 Mb)    
  • Agenda Cultura de Lisboa | Maio 2020
    A Agenda Cultural de Lisboa regressa em maio, em formato digital. Nestes tempos, em que teatros, museus, bibliotecas, galerias, companhias, artistas, se reinventam online, acompanhamos projetos, assistimos a espetáculos, vemos filmes e séries e aprendemos através dos ecrãs em nossas casas. Nesta edição da Agenda, há centenas de sugestões culturais que tornam o confinamento uma oportunidade. Para ler o livro que estava por abrir, descobrir um festival, conhecer com pormenor uma peça de museu ou até cozinhar com(o) um verdadeiro chef. Os apoios à Cultura e aos artistas e o futuro do Teatro, pela voz de alguns dos seus diretores artísticos, são os temas de destaque
    (16.25 Mb)    
  • Agenda Cultura de Lisboa | Março 2020
    Em março, a Modalisboa veste-se de verde: cinco designers de moda falam sobre o modo como aplicam o conceito de Ecologia no seu trabalho. A Agenda Cultural de Lisboa assinala o 20º aniversário do Monstra com personalidades ligadas ao festival e ao cinema de animação e entrevista o músico Mazgani e o ator/encenador Elmano Sancho. Teolinda Gersão escreve um texto sobre a Lisboa do seu romance “A Cidade de Ulisses”.
    (7.31 Mb)    
  • Agenda Cultura de Lisboa | fevereiro 2020
    A Agenda Cultural de Lisboa de fevereiro revela, com a ajuda do encenador Ricardo Neves-Neves e do compositor Filipe Raposo, como através de pequenos gestos se pode contribuir para uma Cultura mais sustentável. Dá-nos, ainda, a conhecer a Lisboa noturna dos clubes de burlesco e seis das suas profissionais. Batida fala-nos do alojamento artístico na Casa Independente e Mário de Carvalho referencia os locais de Lisboa na sua prosa. Por fim, a Agenda destaca a exposição do MUDE, Design em São Bento, uma iniciativa desse museu e do Gabinete do Primeiro-Ministro
    (6.53 Mb)    
  • Agenda Cultural de Lisboa janeiro 2020
    A primeira Agenda Cultural do ano assume a cor verde, celebrando Lisboa Capital Verde Europeia 2020.
    (4.18 Mb)